O Twitter começou a testar um banner para avisar ao usuário se sua conta foi suspensa, bloqueada ou posta em modo de leitura. O aviso aparecerá no topo da linha do tempo do perfil, informando que o usuário não pode postar, dar retweets ou curtir conteúdo por causa da violação de regras na plataforma.
Vale citar que o Twitter implantou a ferramenta após alguns usuários reclamarem que só souberam da limitação nas suas contas após tentarem tuitar ou seguir novos perfis. Um pequeno grupo já experimenta o recurso desde a terça-feira (27/07), tanto na versão mobile (iOS e Android) quanto na desktop.
Knowing where your account stands is important. We’re testing a new way of letting you know — right when you log in.
If your account is locked or suspended, some of you will start seeing a banner making that clear. pic.twitter.com/fOP53keghz
— Twitter Support (@TwitterSupport) July 27, 2021
Além de avisar sobre a conta suspensa, o banner fornece a situação do usuário com o Twitter e como ele deve proceder para regularizar sua conta. No caso de um perfil bloqueado, a maioria dos usuários recupera o acesso em uma semana. Já em suspensões permanentes, o dono do perfil precisa enviar uma apelação para a empresa.
Chuva de testes, atualizações e até cancelamentos
O ano de 2021 tem sido recheado de mudanças na dinâmica do Twitter. Ainda no mês de julho, a empresa pôs no ar um recurso que permite alterar quem pode responder a um tuíte depois de uma publicação. A mudança foi realizada com o objetivo de conferir ao proprietário da conta mais controle sobre a distribuição do conteúdo — a função, ainda assim, não impede retuítes comentados.
A empresa também aposta na rentabilização dos criadores de conteúdo, seja através de Spaces ou de doações pelos seus perfis, além do novo Super Follow, sem falar na versão paga Twitter Blue, que permite alterar tweets nos primeiros 30 segundos. Paradoxalmente, a empresa anunciou que vai encerrar os Fleets, sua versão dos Stories.
Além disso, o Twitter também está testando um botão de descurtir nas publicações no iOS, assim como um sistema de reações que funcionará de forma parecida ao Facebook. Diferentemente do recurso de restrição a respostas, no entanto, ainda não há previsão de quando a empresa vai habilitar descurtidas e reações a um público mais amplo.