Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Muitos sentem até um calafrio na espinha só de imaginar a possibilidade de ficar sem conexão com a internet na rua ou em algum lugar em que não há sinal de Wi-Fi, mas quem tem amigos que possam rotear internet nunca fica offline. Se você é um desses sempre conectados, que não larga o celular por nada e está sempre ligado em tudo que acontece, sabe como é complicado quando seu pacote de dados móveis acaba. Felizmente existe uma você pode pedir ajuda a um amigo, assim você não passa por esse sufoco.  Se você não sabe como rotear internet para outro celular, confira nossas dicas nesse post.

Praticamente todo smartphone consegue realizar essa tarefa simples e útil. Isso acontece porque a placa de rede interna dos aparelhos consegue trocar de receptora para emissora do sinal. Isso, claro, só pode ser acionado com ajuda do sistema operacional do aparelho. Tanto no Android como no iOS o processo é bem simples e, inclusive, seguro. Abaixo, você encontra o passo a passo em cada sistema operacional. Assim, você pode ajudar seu amigo quando acabar a internet ou ensinar ele para que te dê uma mão na hora do aperto.

publicidade
No Android
  • Vá em Configurações e, em seguida, toque em Conexão;
  • Se o pacote de dados móveis não estiver ligado, ative;
  • Na tela de Conexão, role para baixo até encontrar a opção Roteador e Ancoragem e toque nela;
  • Aparecerão três opções de rotear o sinal de internet: por Wi-Fi, por Bluetooth ou por USB. Para compartilhar os dados móveis com outro smartphone, é preciso escolher entre Wi-Fi e Bluetooth;
  • É possível dar um nome para sua rede e uma senha, assim você garante que só quem tiver essas informações tenha acesso aos seus dados móveis;
  • Feito isso, basta que o celular receptor procure sua rede na lista de redes Wi-Fi ou que pareie via Bluetooth com seu aparelho, insira a senha e comece a navegar.
No iOS
  • Vá em Ajustes;
  • Logo abaixo da sua conta Apple, fica o painel de conexão. Caso seu iPhone já esteja com os dados móveis ativados, a opção Acesso Pessoal estará visível, se ela não estiver lá é só ativar os dados móveis;
  • Toque em Acesso Pessoal, depois habilite a opção Permitir Acesso a Outros;
  • Deve aparecer um pop-up com as opções Ativar Wi-Fi e Bluetooth ou Ativar USB, escolha a primeira;
  • Abaixo de Permitir Acesso a Outros é possível definir a senha para acessar sua rede;
  • Por fim, o celular receptor precisa acessar sua rede na lista de redes Wi-fi ou parear com seu iPhone por Bluetooth, inserir a senha e começar a usar seus dados móveis.
Algumas precauções

Usar seu celular para rotear internet para outro celular pode ser uma verdadeira mão na roda, mas é preciso tomar alguns cuidados. Os dois celulares estarão consumindo um único plano de dados, portanto é interessante que as pessoas façam um acordo para que não façam download de muitas imagens ou Gifs nem assistam muitos vídeos para não acabar com o plano de quem está roteando.

Além disso, é sempre importante lembrar de criar uma senha para sua rede que será roteada. Isso impede que pessoas que estejam por perto possam também aproveitar o sinal aberto e navegar na internet consumindo seus dados. Também evita que pessoas mal intencionadas se aproveitem de possíveis brechas e acessem seus dados pessoais.

Imagem: Violeta Stoimenova/iStock

publicidade