Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O cabo USB-C do seu celular está soltando? O conector USB tipo C, ou simplesmente USB-C, foi um formato muito bem-vindo. Além de fornecer mais energia, ele também permite fazer um hub para conectar vários aparelhos.

E, principalmente, ele conseguiu resolver um problema crucial da humanidade: conectar o cabo no celular sem a preocupação em olhar para ver se está do lado certo. Chega de noites escuras invertendo o cabo micro USB para acertar o encaixe!

publicidade

Mas, como nada é perfeito nesse mundo, o conector USB-C também tem dado algumas dores de cabeça. O site Thought Worthy relatou um caso que pode estar acontecendo com muitas pessoas.

O autor da matéria relata que o cabo começou a se soltar facilmente do celular. E principalmente quando ele estava andando de carro. O telefone estava em um suporte fixado ao painel do carro e, qualquer trepidação, o cabo soltava.

Ele percebeu que o formato do conector USB-C, por ser todo liso, ajudava na desconexão. O que é diferente do conector micro USB, que tinha uma pequena aba levantada que servia como trava.

Cabo USB-C frouxo

A parte de metal do conector USB-C é toda lisa. É por isso que ele pode soltar da porta USB-C do celular quando há muita poeira nela

Conector USB-C soltando: como resolver

O problema não está no cabo USB-C, mas no acúmulo de sujeira que fica no conector do telefone. São minúsculos fiapos de tecido que o conector acaba acumulando quando está no bolso. Soma-se a isso a poeira do dia a dia e o cabo USB-C começa a escorregar do conector e causar mau contato. Até mesmo um esbarrão no cabo enquanto o celular está sendo carregado em uma mesa pode causar o problema.

publicidade

Felizmente é fácil resolver com um procedimento simples. Basta ter um pouco de cautela, pois você vai precisar de uma agulha de costura. Primeiro, desligue o telefone. Agora, com cuidado, passe a ponta da agulha por dentro do conector USB-C do celular, em toda sua volta, para tirar e até desgrudar qualquer partícula de poeira.

Não é preciso forçar, faça uma pressão adequada em todo o conector de forma a raspar qualquer sujeira ou fiapo. Se precisar, use uma lanterna para verificar se está realmente limpo. Com esse processo simples você vai evitar que o cabo USB-C se solte do celular.

Leia também aqui no VC:
Samsung vai imitar a Apple e tirar o carregador da caixa?