Não é novidade que a App Store oferece políticas de uso que incomodam muitas vezes as desenvolvedoras. A Epic Games está na justiça discutindo isso. E a Microsoft precisou lançar o Xbox Cloud Gaming fora da loja oficial pela mesma razão. Quem segue estes passos também é o Facebook Cloud Gaming, que chega ao iOS como um site.
Lançado para Android e desktop, o Facebook Cloud Gaming chega ao iPhone e iPad através de um Progressive Web App (PWA), ou seja, um web app. A plataforma de jogos em nuvem do Facebook funciona em um site criado para emular um app, tudo com linguagem web e adicionável na área de trabalho como um atalho. Isto porque a burocracia da Apple envolveria a disponibilização jogo a jogo na loja oficial do sistema, para classificações indicativas distintas, o que se tornou inviável para a companhia.
Um aplicativo web não é nenhuma novidade no ecossistema mobile da Apple. Era assim que a empresa incentivava os desenvolvedores a lançarem apps para o iPhone, em um passado longínquo no qual a App Store ainda não existia.
Plataformas dizem não à Apple
A Amazon também adotou este caminho, assim como o Google Stadia. Apps destas plataformas na App Store apenas permitem gerenciar a biblioteca e outras configurações dos serviços. Uma dificuldade que não existe na Play Store do Android, por exemplo…
No Facebook Cloud Gaming para iOS é possível conferir jogos da franquia Assassin’s Creed, Asphalt 9 Legends, WWE SuperCard e outros. Em um primeiro momento a plataforma está evitando títulos que requeiram responsividade baíxissima — a fim de calibrar melhor seus sistemas. Infelizmente o serviço está restrito aos Estados Unidos, Canadá, e alguns outros territórios que não o Brasil.
Vale lembrar, por aqui já está disponível o Xbox Cloud Gaming em fase beta. É necessário ter uma assinatura Xbox Game Pass Ultimate, e o ideal é ter um controle Bluetooth para maior conforto. Mesmo assim, uma série de jogos já são compatíveis com o touchscreen dos smartphones.
Via Engadget