Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google anunciou que o Stadia está chegando para o iPhone, mas infelizmente, ainda sem um app dedicado. O acesso será feito por meio do navegador Safari em dispositivos atualizados com o iOS 14. Essa foi a mesma solução usada pela Microsoft com para oferecer o xCloud nos dispositivos Apple.

Atualmente, as políticas de uso da App Store em relação a controle de dados e vendas in app impedem a chegada de aplicativos como o Google Stadia ou o xCloud Gaming para dispositivos iPhone. Deste modo, a solução encontrada pelos desenvolvedores é a de disponibilizá-los por meio de uma aplicação nos navegadores.

publicidade

Assim, para os assinantes do serviço Google Stadia PRO jogarem seus títulos em um iPad ou iPhone, basta abrir o navegador Safari, digitar o endereço de acesso para a plataforma e efetuar o login com sua conta Google.

De acordo com a empresa, a plataforma já possuía interatividade para o acesso em dispositivos como o Macbook e o iMac, mas para os celulares foram necessárias algumas adequações. O Google também informa que o Stadia só funcionará em um iPhone que estiver atualizado com a versão 14.3.1 do iOS, o sistema operacional dos dispositivos Apple.

Ainda é possível configurar o navegador para a criação de um link  que vá direto ao Google Stadia no Safari, ele ficará na tela inicial do iPhone como se fosse um aplicativo.

Stadia ainda não emplacou

Embora tenha sido lançado há um ano, o Google Stadia sofre dificuldades para se estabelecer no mercado. Deste modo, a empresa tem procurado novas parcerias e atualizações para tornarem o serviço mais atraente ao público. A chegada ao iPhone seria uma delas.

publicidade

Além disto, a empresa anunciou recentemente que pretende mais títulos para o seu serviço Pro, por meio do fechamento de parcerias com desenvolvedoras como Bungie e a Ubisoft, que também anunciou nesta semana a chegada do Ubisoft+ ao Stadia.

Com a chegada do Google Stadia, jogos considerados “triple A” como o novo Assassin’s Creed: Valhalla e Cyberpunk 2077 também estarão disponíveis para o iPhone.

Celulares na mira dos games

Outro fator que contribui para despertar o interesse de plataformas como o Google Stadia, Xcloud Gaming e Amazon Luna pelo iOS é a base de usuários do ecossistema da Apple.

Em entrevista recente, Phil Spencer, head global da Xbox comentou que a base de usuários dos smartphones é consideravelmente superior ao número de consoles do planeta. Deste modo, diversificar o serviço e atingir outras plataformas através de apps como o xCloud e o Stadia seria uma alternativa para o crescimento da indústria dos games.

Apesar da boa vontade dos desenvolvedores, a Apple mantém o posicionamento firme em relação as políticas de jogos na plataforma e não demonstra interesse em mudar esta relação. Inclusive, atualmente a empresa passa por uma ação judicial contra a Epic Games – Publisher e proprietária do Fortnite.

Imagem: Montagem Vida Celular sobre foto de divulgação da Apple

Via 9 to 5 Google