Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Microsoft trilhou um caminho árduo para levar o Xbox Cloud Gaming para o iPhone — mas finalmente conseguiu. Após ser impedida de lançar um app próprio via App Store, a companhia decidiu trabalhar com um navegador de internet. Através do próprio Safari, os interessados poderão acessar o catálogo do serviço — se contratarem uma assinatura, é claro.

Já em fase beta restrita desde abril, o Xbox Cloud Gaming está finalmente liberado para qualquer dono de iPhone ou iPad — em territórios selecionados. Aparentemente o Brasil ainda está de fora (por mais que no Android já seja possível utilizar a plataforma). Dificilmente você verá a Apple divulgando a novidade em seus canais de comunicação — porque ela não gosta de não poder exercer controle regulatório sobre os jogos que estarão disponíveis.

publicidade

Para utilizar, o usuário só precisa acessar xbox.com/play no Microsoft Edge, Chrome, ou mesmo Safari em um dispositivo iOS com a versão 14.4 do sistema (ou superior). Quem já é assinante Xbox Game Pass Ultimate tem o Cloud Gaming da Microsoft sem custos adicionais, e certamente está feliz com a novidade, isso se morar nos Estados Unidos. Além disso, é necessário ter um controle Bluetooth ou USB compatível.

Controle Backbone One ganha bundle com Xbox Game Pass

Imagem do controle Backbone para o Xbox Cloud Gaming

Os donos de um iPhone nos Estados Unidos inclusive podem encontrar uma novidade para incrementar a experiência: um bundle do controle Backbone One (que se encaixa no iPhone no modo paisagem) com o Xbox Game Pass Ultimate para iOS.

Imagem do controle Backbone para o Xbox Cloud Gaming

publicidade

Vendido desde o ano passado nas Microsoft Store, o controle traz até botão dedicado de captura de tela — que é compartilhável via link. Recursos do app proprietário do controle permitem até editar gravações para compartilhamento rápido. O mesmo app consegue incluir no mesmo hub os jogos nativos do iPhone e atalhos para os disponíveis no Xbox Cloud Gaming. O desenvolvimento do joystick contou com engenheiros de hardware que estiveram envolvidos com o controle original do Xbox 360.

Imagem do controle Backbone para o Xbox Cloud Gaming

E como funciona esse bundle? Simples, pelo mesmo preço de US$ 99 (R$ 487 em conversão direta hoje, 28/06), todo mundo que comprar o controle Backbone One a partir de agora nos Estados Unidos, tanto no site quanto nas lojas da Microsoft, vai ganhar os três meses do Xbox Game Pass.

Melhorias nos servidores

Aproveitando estes lançamentos, a Microsoft também revelou que tem promovido melhorias nos seus servidores para levar os jogos em nuvem a 1080p e 60 FPS aos jogadores com maior estabilidade. Para isto, tem utilizado hardware do Xbox Series X internamente — seu console mais potente até então.

A empresa declara que ao menos 100 jogos já estão disponíveis, e assim como acontece no catálogo do Game Pass, alterações e adições acontecem com o tempo. Algo que poderá frustrar os usuários da Apple é que infelizmente não é possível utilizar o Xbox Cloud Gaming na Apple TV — o periférico da empresa para as TVs. Nisto, donos de iPhone caminham ao lado da comunidade Android: o serviço ainda não suporta Android TV ou outros sistemas para televisores.

Via 9to5Mac