Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Os PWA — Progressive Web Apps — são uma alternativa para a instalação de apps pesados no Android. Particularmente interessante para dispositivos Android Go, o usuário basicamente consegue transformar sites em apps. Tudo ainda roda no navegador, mas em uma janela dedicada, tudo isso provido por HTML e outros elementos web.

Esses produtos não permitem a execução de programas muito complexos, mas para redes sociais e fóruns, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante. Sabendo do potencial, o Google está liberando novidades que visam permitir que plataformas que trabalhem com PWA façam anúncios mais atrativos dessa solução.

publicidade

A começar pelo Twitter, agora o usuário que acessa o microblog pela web em um smartphone Android poderá receber uma nova janela-convite para instalar o PWA da rede social. Esse pop-up agora inclui imagens e uma descrição. Lembra bastante prompts da Play Store, nos quais o usuário tem uma pré-visualização mais completa do aplicativo.

Segundo a conta de desenvolvimento do Chrome no Twitter, qualquer desenvolvedor interessado poderá utilizar os novos recursos, bastando implementar os novos recursos de interface no código, disponível na página de desenvolvimento PWA do navegador. Quem nunca gostou desses pop-ups, porém, poderá ter mais dores de cabeça, com eles maiores aparecendo na tela de vez em quando.

Vale lembrar que PWAs foram utilizados recentemente como desculpa da Apple para defender que a App Store não é um monopólio. Certamente esse atalho, provido pelo Google Chrome, pode ajudar algumas ferramentas a contornarem a loja oficial da Maçã, mas programas complexos e principalmente jogos requerem um desenvolvimento bem mais maduro, o que inviabiliza a utilização desse canal.

Por último, esse é o mais novo esforço do Google para melhorar a experiência do seu navegador. Os novos pop-ups de PWA para instalação no Android são movimentos que se unem a um cronograma mais rápido de atualizações do browser, além de outras pequenas mudanças.

Via Android Police

Imagem: Claudio Schwarz/Unsplash