Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nesta quarta-feira (9/12), a Microsoft confirmou mais uma vez que o xCloud Gaming chegará ao iPhone. Agora, com data. De acordo com um comunicado no site da empresa, o serviço de streaming de jogos do Xbox Game Pass estará disponível para usuários iOS via navegador web no segundo trimestre de 2021.

A Xbox já havia manifestado o interesse em lançar o xCloud Gaming para iOS outras vezes. Acabou declarando que as políticas de privacidade da Apple a impediam de lançar um app da Game Pass funcional para o iPhone, pois a Apple restringe a opção de venda de jogos apenas para a App Store.

publicidade

Desta forma, a solução encontrada será o acesso aos jogadores por meio dos navegadores dos dispositivos. De acordo com a Xbox, este modelo ainda não é o ideal e considera que o xCloud Gaming do browser será tecnicamente um “beta” do que eles pretender oferecer aos proprietários de iPhone.

Microsoft deseja expandir o Game Passa para outras plataformas

Em novembro, o vice-presidente da Xbox, Phil Spencer falou um pouco mais sobre a sua vontade em trazer o xCloud Gaming para aparelhos Android e Iphone. O executivo considera a base de usuários extremamente importante para a sobrevivência dos videogames, tendo em vista que, hoje, há mais aparelhos celulares do que consoles no mundo.

De acordo com Spencer, em um ano, empresas como a Apple e a Samsung venderiam mais aparelhos que toda uma geração de videogames. Apesar dos interesses da Microsoft, tudo indica que a Apple manterá as diretrizes da App Store restritas quando o assunto é a venda de jogos. Além do Game Pass, a Epic Games (proprietária do Fornite), também enfrentou problemas com a empresa ao ponto do seu launcher ser banido da loja de aplicativos. Atualmente a empresa move uma ação judicial contra a Apple.

O futuro é streaming

Os serviços de streaming de jogos aumentaram consideravelmente em 2020. Um jogo em streaming separa quase todo o processamento da máquina. Com a tecnologia, em tese, é possível jogar um jogo avançado em qualquer torradeira (ou celular herdado do primo). Além do xCloud Gaming, recentemente a Amazon também anunciou uma plataforma proprietária: a Luna. Enquanto isso, o Google batalha para consolidar os serviços do Stadia após um ano de sua criação.

publicidade

O xCloud está disponível para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. Para promover o serviço para novos assinantes, a Microsoft baixou a mensalidade de R$ 44,90 por mês para R$5 nos três primeiros meses.

Via: 9to5Mac