Se você usa o Twitter, sabe que nos últimos meses a rede social vem ganhando várias atualizações, a maioria boas, mas a de hoje, nem tanto. Já recebemos os Spaces — pagos ou não — um novo método de verificação de contas, e mais controles de privacidade. Além disso, a empresa prepara os Super Follows e o Twitter Blue. Outra novidade que entra em testes a partir de hoje é o botão de descurtir do Twitter — que deve influenciar as conversas da plataforma.
O perfil oficial do passarinho azul anunciou que testes envolvendo o botão de descurtir foram iniciados no Twitter para iOS. Agora, os contemplados com a função poderão achá-lo de três maneiras distintas: com dedos indicando positivo e negativo, como setas para cima e para baixo, ou apenas como setas para baixo.
Some of you on iOS may see different options to up or down vote on replies. We’re testing this to understand the types of replies you find relevant in a convo, so we can work on ways to show more of them.
Your downvotes aren’t public, while your upvotes will be shown as likes. pic.twitter.com/hrBfrKQdcY
— Twitter Support (@TwitterSupport) July 21, 2021
Métricas invisíveis
Para tranquilizar os usuários, o Twitter informa que o botão de descurtir não revela seus números a ninguém. Nem a quem votou, nem a quem teve o conteúdo negativado, ou mesmo para outros. A influência dessa interação servirá para a plataforma entender que comentários os utilizadores julgam relevantes no espaço. Essas métricas podem servir, futuramente — por exemplo — para uma resposta mal-educada, se muito mal-avaliada, ir para o fim da lista de discussão.
Assim como os tweets de áudio, a função está recebendo testes exclusivos no iOS. As curtidas terão seus números revelados publicamente. Isto pode ajudar os usuários a favoritarem menos publicações — já que o botão hoje, informalmente, é utilizado por muitos para avaliar um conteúdo.
Vale lembrar, a rede social já foi flagrada, também, testando reações nos tweets. Soa redundante um sistema de like e dislike paralelo a um com outros espectros de avaliações. O provável é que algum destes sistemas seja abandonado durante o caminho.
Via The Verge