Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Após anos de interrupção, e uma largada atrapalhada, o Twitter retomou (agora sim) o processo de verificação de contas. Será que é para você? Neste artigo você verá como ser verificado pelo Twitter.

Captura de tela do tutorial com passo a passo de como ser verificado pelo Twitter

publicidade
1. Verifique os critérios básicos

Em primeiro lugar, é importante atentar para critérios de relevância instituídos pela rede social. Por exemplo, é preciso ser notável em alguma área. Seja ela governamental, empresarial, jornalística, da indústria do entretenimento, esportiva, ou relevante na própria rede social (o que, em geral, se mede por número de seguidores; veja mais abaixo).

Antes de preencher o formulário o interessado precisa estar com o perfil completo. Isto é, com um e-mail confirmado e telefone vinculado à conta. É necessário também não ter tomado nenhuma suspensão por violação dos termos de uso nos últimos 12 meses.

Além disso, o interessado precisa ser razoavelmente assíduo na plataforma. Mas nem precisa ser muito: ela só não pode estar abandonada há mais de seis meses antes da solicitação de verificação do perfil.

Com isso em mente, veja como preencher o formulário.

publicidade
2. Peça a verificação

Diferente do sistema antigo, agora não é mais necessário ir até uma página web específica para pedir para ser verificado no Twitter. A opção está disponível nas configurações do próprio perfil, mas vale atentar que ela está sendo liberada em etapas para os usuários. Ou seja, nem todo mundo tem a nova opção, ainda.

Quem tiver, a encontrará fazendo o seguinte caminho no celular:

  • Expanda o menu hambúrguer na lateral esquerda do app
  • Clique em “Configurações e privacidade”
  • Selecione “Conta”
  • Se disponível, aparecerá a opção “Solicitação de verificação” como última opção do menu “Login e segurança”

Pelo computador, o caminho é o seguinte:

  • Clique no ícone de reticências na margem inferior esquerda do site, logo acima do botão de Tweet
  • Selecione “Configurações e privacidade”
  • No menu “Sua conta”, escolha “Informações da conta”
  • O Twitter poderá pedir a confirmação da sua senha. Reinsira e avance
  • Se disponível, a quarta opção do novo menu expandido será “Solicitação de verificação”
Preenchendo o formulário de verificação do Twitter

Quando a opção é selecionada, o usuário finalmente inicia o pedido para ser verificado na rede social. A depender da categoria definida, o formulário poderá pedir informações distintas. Vamos, como exemplo, solicitar a verificação pelo critério de jornalista.

Captura de tela do tutorial com passo a passo de como ser verificado pelo Twitter

Neste caso, é necessário definir se estamos buscando dar status de verificado no Twitter a uma conta do veículo jornalístico ou a um jornalista. Selecionando a opção “jornalista”, o sistema questiona se as provas de autoria serão feitas por citação no quadro de colaboradores, ou por artigos publicados — esta última mais recomendada para freelancers.

Captura de tela do tutorial com passo a passo de como ser verificado pelo Twitter

Neste caso, é necessário enviar um mínimo de três artigos publicados nos últimos seis meses. É possível anexar mais artigos, em um limite de 12.

Captura de tela do tutorial com passo a passo de como ser verificado pelo Twitter

Depois, é necessário confirmar sua própria identidade. Isto pode ser feito pelo envio de um documento oficial, e-mail corporativo de empresa com destaque em sua área, ou site no qual você possua artigo publicado e que aponte para sua conta do Twitter.

Captura de tela do tutorial com passo a passo de como ser verificado pelo Twitter

Depois disso, confirme os dados inseridos no pedido para ser verificado e aguarde uma resposta no prazo médio de sete dias. A resposta da rede social chega com a negativa ou confirmação da concessão do status pelas notificações, e ainda via e-mail.

Contas que não podem pedir verificação no Twitter

Apesar de exigir notabilidade em determinadas áreas, mesmo assim alguns grupos de contas não podem solicitar uma verificação. São paródias, fã-clubes, perfis de animais de estimação e personagens fictícios (Desde que não filiados a uma organização; mascotes podem ser verificados.)

A empresa destaca que números de seguidores não é necessariamente importante, já que, por exemplo, políticos e jornalistas podem ter papel notável fora da rede social, mas não muito dentro dela. No caso de influencers, engajamento é um critério essencial, e por isso — mesmo que indiretamente — o número de seguidores acaba desempenhando papel importante para o preenchimento do mesmo.

Como ser verificado no Twitter como influencer ou ativista

O Twitter também pode conceder uma verificação para perfis que se destaquem por campanhas de conscientização e estímulo de membros da comunidade (influenciadores). Para isso, é preciso preencher requisitos de atividade na plataforma e notabilidade fora dela, por pelo menos uma das regras a seguir:

  • Quantidade de seguidores nos 0,05% do ranking na mesma região geográfica
  • Nos melhores 0,05% das contas ativas em volume de engajamento
  • Ampla creditação por um movimento de hashtag em comunidades da rede social

E também pelo menos um do grupo a seguir:

  • Perfil no Google Trends
  • Arquivo disponível na Wikipedia que preencha requisitos de notabilidade da enciclopédia
  • Três ou mais referências ao seu trabalho, ou movimento em veículos de notícias nos últimos seis meses
  • Referência ao seu Twitter ou nome completo indicando posição de liderança em um site oficial, ou associado ao movimento do qual participa.
Avisos para quem foi verificado

Conseguiu? Que bom! Mas com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. O selo de verificação do Twitter não é uma chancela para tudo que você for publicar. Serão aplicadas, ainda, sanções cabíveis quando termos forem violados, o que inclusive pode incluir a perda do selo.

Além disso, é importante notar que a mudança das informações da conta — como e-mail e username — geram automaticamente a perda do status de verificado. Trancar a sua conta — ou seja, proteger tweets — também.

Imagem: Nerthuz/Getty Images