As apostas sobre a iminente chegada do Pixel Fold, o flagship dobrável do Google, ganharam mais força com o beta do Android 12 liberado após o Google I/O. Apesar de não ter havido nenhum comunicado oficial da empresa sobre qualquer hardware futuro, o pessoal do 9to5Mac encontrou, na lista de dispositivos do Google que receberão a atualização do sistema operacional, os nomes de diversos modelos que serão lançados ainda em 2021. Entre eles, um certo “Passport”.
Passport é o nome de trabalho dado ao protótipo vazado ainda em 2020, indicando que o Google estaria trabalhando em um smartphone dobrável, que seria comercializado como (acredita-se) Pixel Fold. A presença na lista de supostos smartphones que serão lançados este ano, aliás, é a única informação sobre o futuro dobrável do Google. O design, assim como as especificações de hardware e software, seguem sigilosos, mas cercados de expectativas.
O que já foi comentado a respeito do Pixel Fold, pelo próprio Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google, é que o desenvolvimento e a otimização de aplicativos para telefones com telas maiores, e também com tela dobrável, vêm sendo fomentadas desde o anúncio do Android 12, ainda em fevereiro deste ano. O pouco que há sobre sobre o possível celular Pixel flexível sugere um painel OLED dobrável medindo 7,6 polegadas. Pode ser um dispositivo em formato de concha ou livro, mas do mesmo tamanho que o Galaxy Z Fold 2, como projetou a galera do MacRumors, em um render em fevereiro. Ainda não há detalhes sobre como ele irá se dobrar (pode ser em duas ou três partes).
Mais lançamentos do Google
Além do dobrável Pixel Fold, o Google também colocou na lista de smartphones que serão abastecidos com o Android 12 outros três modelos que serão lançados até dezembro de 2021. Entre eles estão o Pixel 5a 5G (Barbet), que chegou a ter seu cancelamento cogitado (e depois desmentido) há algumas semanas e duas variantes do Pixel 6, identificadas como Oriole e Raven na documentação.
O Pixel 6, aliás, assim como o dobrável Pixel Fold, deverá chegar com um visual inédito para os smartphones da marca. De acordo com informações recentes do leaker Jon Prosser, o flagship terá bordas verdadeiramente finas, comuns em produtos premium, além de alinhar a câmera de selfies no centro da região superior do aparelho. Ele também poderá mudar radicalmente o visual, de uma pequena caixa quadrada para as lentes, e apresentar uma grande faixa horizontal, bem saltada para abrigar os sensores. Resta, agora, saber quando serão vazadas (ou confirmadas) as datas oficiais dos esperados lançamentos do fabricante.
Via Tom’s Guide