Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Antecipado desde meados do ano passado, o Android 12 foi oficialmente anunciado ontem, durante o Google I/O, com sua versão beta disponível para que os usuários possam instalar e testar a enxurrada de novos recursos. O sistema operacional promete vir bem diferente, e embora a empresa da Alphabet já esteja com a cabeça no sucessor do Android, há muito o que se apreciar deste sistema aqui.

O novo sistema promete uma mudança completa na sua interface, modo específico para jogos, outra opção de tela escura, ícones redimensionáveis e uma série de melhorias de usabilidade. Usuários podem esperar outros avanços, como uso melhor da rotação de tela, modo de redes restritas, controle de notificações e mudanças na privacidade.

publicidade

Embora ainda esteja instável (afinal, é uma versão beta), usuários interessados em testar o que vem pela frente no sistema operacional podem preparar seus aparelhos. Separamos um guia com o passo-a-passo para instalar o Android 12 no seu smartphone, independente dele ser compatível ou não. Confira:

Testando o  Android 12 em aparelhos compatíveis

Tempos atrás, o Google disponibilizou uma lista de aparelhos da linha Pixel compatíveis com o Android 12. Entretanto, não são apenas os flagships da Alphabet que podem testar o novo sistema operacional. Modelos da Realme, LG, Asus, Xiaomi e OnePlus, para citar alguns, também apresentam compatibilidade. A lista completa você encontra aqui.

Se o seu aparelho é da linha Pixel, o procedimento para instalar o Android 12 beta é simples: entre no link oficial do sistema operacional e clique para se aplicar ao programa. Uma vez cadastrado, é preciso aceitar os termos de serviço e começará o download da nova versão. Atualizações e versões nova do beta serão baixadas automaticamente.

Se o seu aparelho é um dos compatíveis, é preciso entrar no link e clicar na mesma versão para conseguir o beta. A diferença é que as atualizações e feedbacks são enviados diretamente às fabricantes dos smartphones, então sua experiência pode variar.

publicidade

É importante notar que, independente do seu aparelho, os arquivos presentes na versão do beta não são transferíveis para versões anteriores do seu sistema, então recomendamos fazer um backup de seus dados. Além disso, instabilidades no sistema podem apresentar problemas e até exigir reset de fábrica do seu smartphone, então decida com cautela.

Testando o Android 12 em aparelhos não compatíveis oficialmente

É isso mesmo que você leu. Você pode instalar o beta do Android 12 mesmo que seu aparelho não esteja listado nas atualizações do Google. Para isso, é preciso que você instale o Android Studio e, a partir dele, crie um emulador da última versão do sistema operacional.

O passo a passo é simples: primeiro, instale a versão mais recente do Android Studio. Depois, execute o programa e escolha a opção “Tools”, e “SDK Manager”. Feito isso, você poderá escolher a versão mais recente do sistema operacional para instalação — no caso, o Android 12.

Uma vez instalado, volte para a seção “Tools” e escolha “AVD Manager” para emular um dispositivo Android. Escolha um dos dispositivos Pixel compatíveis (3, 3a, 4, 4a, ou 5) e uma versão 64-bit de imagem do emulador Android 12. Por fim, é só voltar à lista de dispositivos virtuais no AVD Manager e abrir o Android 12.

Via ZdNet