Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google está trabalhando em uma forma de permitir aos usuários do Android 12 selecionar mais um tamanho da grade de ícones da tela inicial dos aparelhos. O Android 12 DP3 (Developer Preview 3), uma versão beta para desenvolvedores Android oferecida antes do lançamento da versão estável do sistema operacional, adicionou uma nova opção de grade no Pixel Launcher. Com um segundo layout opcional 4 x 4, a área de elementos tem seu tamanho nas mesmas dimensões de um primeiro layout opcional 4 x 4, porém, os ícones aparecem no tamanho que possuem no layout 5 x 5 e, como consequência, ficam pequenos.

Para termos uma noção do que se trata, cada grade oferecida possui ícones em tamanhos distintos. Aparelhos Pixel com Android 11 possuem as opções 5 x 5 (padrão), 4 x 4, 3 x 3 e 2 x 2. Conforme o número vai diminuindo, os ícones aumentam. Ou seja, os ícones da grade 2 x 2 são bem maiores que os ícones 5 x 5. A praticidade disso depende da necessidade do usuário, de forma que, se a pessoa precisa que os ícones possam ser enxergados melhor, por exemplo, ela tenha como selecionar uma opção que os faça aparecer maiores.

publicidade

opções de grid de ícones no Android 12 DP1

Layout assimétrico

O Pixel Launcher já tinha recebido uma nova opção de grade 4 x 5 com o Android 12 DP1 em fevereiro, trazendo um layout assimétrico para alocação dos ícones. Com ela, a grade mostrava os elementos dispostos em 4 colunas, com 5 fileiras na horizontal. Assim, telefones mais altos poderiam apresentar uma grade mais retangular, ocupando de forma mais robusta a tela e ícones ligeiramente maiores que os do layout 5 x 5.

nova opção de grid 4 x 4 com ícones pequenos

Agora, o que temos com o Android 12 DP3 vai no sentido de manter as quatro colunas com as quatro fileiras e os ícones pequenos da grade 5 x 5. A nova grade aparece após a opção 4 x 5 e a diferença entre as duas opções 4 x 4 é mais perceptível quando os dois layouts são colocados lado a lado, como as imagens acima ilustram.

publicidade

A novidade no Pixel Launcher pode ser uma introdução do que poderá ser permitido aos demais usuários do sistema operacional do Google. Além disso, até uma versão estável do Android 12, é possível que novos testes surjam, inclusive com relação às grades.

Via Android Police e 9to5Google

Imagem: Pasi Mämmelä/Pixabay/CC