AndroidNotíciasAndroid 12 pode ter rotação automática melhorada e modo de jogos

Gabriel Daros2 semanas atrás4 min

O Android 12, que deve chegar este ano, pode dar as caras no mercado com modo de jogos, brilho de cores reduzidas e, o mais interessante, mudando o funcionamento da rotação automática de tela. O recurso, ainda não confirmado, deixará de usar apenas o acelerômetro e o giroscópio do smartphone para detectar quando você deitou a tela do aparelho. No lugar disso, vai usar sua cara.

Ao que tudo indica, a “rotação smart” utiliza programação de inteligência automática para detectar o uso do celular. Se estiver usando os mesmos recursos dos aparelhos Pixel, também pode estar usando a câmera frontal para detectar a posição da cabeça do usuário. Para quem achou a utilidade invasiva demais, calma: se a nova rotação automática é opcional no Pixel, provavelmente também será no Android 12.

Confira abaixo o recurso em uso, demonstrado pelo Xda-developers:

Além disso, o Android 12 pode chegar com novidades para quem gosta de jogos no celular. Ao que tudo indica, o Google está trabalhando numa API para o seu serviço de Gameclient. Nele, as fabricantes de celular poderiam configurar atributos específicos, como impedir rotação automática, brilho automático e modo não perturbe. Por fim, a nova versão da interface do celular também poderá detectar a bateria de periféricos conectados via Bluetooth, indicando quando a bateria estiver perto do fim.

O Google também está aprimorando seus recursos de cores para melhorar a acessibilidade. O novo modo de redução de brilho, anteriormente chamado de “redução de cores”, reduzirá a vibração das luzes coloridas na tela. A nova função virá com botão dedicado no menu de configurações rápidas do Android 12.

O lançamento oficial deste e outros recursos acontecerá na próxima conferência do Android para desenvolvedores, que até o momento, não possui data anunciada.

Via Xda-developers e 9to5Google

Imagem de destaque: Jon Chica (Shutterstock)