Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A leva de mudanças no Android 12, nova versão do sistema operacional para celulares do Google, promete ser bem ampla. Por meio de uma fonte anônima, o site XDA Developers teve acesso nesta semana a uma versão de usuário do sistema e constatou uma gama de novas funções que não aparece na prévia oficial do desenvolvedor atual.

O Vida Celular já falou sobre a função de rodar dois apps ao mesmo tempo – a evolução do app Pairs –, mas há muito mais do que isso. Uma mudança importante no Android 12, por exemplo, é a privacidade. De acordo com o vazamento do XDA, o sistema vai avisar quando um aplicativo estiver acessando dados ou textos na sua área de transferência.

publicidade

O Google também está aprimorando permissões de notificação. Um screenshot revela que o usuário poderá verificar o número de apps ao qual um serviço de assistente no sistema – o Android Auto, por exemplo – tem acesso. A ideia é que seja possível atribuir níveis de controle na conexão entre os apps, isto é, se as notificações serão feitas em tempo real, padrão ou modo silencioso, dependendo do que você ache necessário.

Screenshot de prévia de versão do usuário do Android 12
Mudança no Android 12 permitirá ao usuário ter maior controle sobre permissões de notificação (XDA Developers/Reprodução)

Outra novidade é uma nova caixa de diálogo para permissão de localização, que deve oferecer ao usuário um maior controle sobre a integração dos apps ao sistema de geoposicionamento do aparelho. O Google ainda promete oficializar um recurso já popularizado por várias fabricantes de celulares: ativar o Google Assistente no aparelho por meio do botão liga/desliga.

Design remodelado

Mudanças no aspecto visual também são esperadas no Android 12. A interface do sistema terá um novo design para o controle de volume, cuja estética remete ao controle de brilho no sistema operacional. Há também aperfeiçoamentos no efeito cascata para a interface, que confere uma transição mais suave na hora de ativar ou desativar configurações no sistema (na imagem abaixo). Por último, os apps terão uma tela de apresentação automática com base no tema do smartphone.

A próxima prévia do Android 12 para desenvolvedores deve ser divulgada ainda neste mês, mas é possível que nem todos os recursos descritos aqui estejam habilitados nesta versão. O lançamento oficial está previsto para maio.

Via Android Police

Imagem: AndreKhenren/Pexels