Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Um das novidades do Android 12 pode ser um modo extra escuro para deixar a tela do smartphone com o mínimo de iluminação possível. O recurso seria voltado para situações em que o brilho, mesmo baixo, não seja suficiente para algumas pessoas, como em um quarto escuro no meio da noite. Basicamente, a opção remove quase toda a luz da tela do aparelho.

Bom, além do exemplo citado acima, não está muito claro as circunstâncias em que pode ser interessante adotar o modo. Mas, o Droid Life confirmou que usuários que participam dos testes do Android 12 estão experimentando o Extra Escuro (aparentemente, vai ser o nome oficial).

publicidade

A nova função não está ativa como padrão nos aparelhos de teste do Android 12, mas pode ser ligada nas configurações rápidas (em cima da barra de notificações). Ainda dentro do modo é possível selecionar níveis para decidir o quão extra o usuário quer que seja esse escuro. Caso não apareça na barra de configuração rápida, ainda é possível ativar em Configurações> Acessibilidade> Extra Escuro. Ainda dá para deixar ligado o tempo todo caso, por algum motivo, o usuário julgue necessário.

Muito mais escuro

Considerando que as recomendações de saúde pedem para evitar olhar para o celular antes de dormir (ou seja no escuro), o modo Extra Escuro no Android 12 pode encarar algumas críticas, já que parece ser voltado justamente para isso. No entanto, quem sofre com a luz do aparelho pode considerar o recurso interessante.

Android 12 ganha modo “Extra Escuro”

Imagem: Droid Life

Como está em testes, ainda não dá para ter certeza se a funcionalidade vai estar presente na versão final do Android 12, que deve ser lançado apenas no segundo semestre, em setembro. De qualquer forma, segundo o Droid Life, o modo já está bem adaptado ao sistema operacional.

Além do “Extra Escuro” o Android 12 pode ainda ganhar um recurso que deixa os ícones pequenininhos. Basicamente o modo de testes ganhou uma nova opção de grade no Pixel Launcher. Com um segundo layout opcional 4 x 4, a área de elementos tem seu tamanho nas mesmas dimensões de um primeiro layout opcional 4 x 4, porém, os ícones aparecem no tamanho que possuem no layout 5 x 5 e, como consequência, ficam pequenos.

publicidade

Para termos uma noção do que se trata, cada grade oferecida possui ícones em tamanhos distintos. Aparelhos Pixel com Android 11 possuem as opções 5 x 5 (padrão), 4 x 4, 3 x 3 e 2 x 2. Conforme o número vai diminuindo, os ícones aumentam. Ou seja, os ícones da grade 2 x 2 são bem maiores que os ícones 5 x 5. A praticidade disso depende da necessidade do usuário, de forma que, se a pessoa precisa que os ícones possam ser enxergados melhor, por exemplo, ela tenha como selecionar uma opção que os faça aparecer maiores.

Via Droid Life

Imagem: tommaso79 (iStock)