Os celulares dobráveis devem continuar a invadir o mercado em 2021 e, a julgar pelo resultado do estudo realizado pela consultoria britânica YouGov, têm tudo para fazerem sucesso. Ao menos nos Estados Unidos. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (27/04), 50%, ou seja, metade dos americanos adultos está “muito interessada” ou ao menos “um pouco interessada” em comprar um smartphone dobrável quando for trocar de aparelho.
Uma parcela de 5% dos entrevistados afirmou que “não sabe”, enquanto 21% disseram “não ter muito interesse” e os 23% restantes afirmaram “não ter interesse algum” em experimentar a tecnologia dos celulares dobráveis no futuro. Uma outra questão, direcionada somente às pessoas que mostraram um pouco de interesse pelos dobráveis, quis saber o que exatamente os levaria a trocar de modelo de celular.
Para 67% dos entrevistados no estudo, a conveniência e o conforto que os celulares dobráveis oferecem foram apontados como principal razão para querer comprar um. Em seguida, com 29%, a razão apontada foi a modernidade. Com 28%, a praticidade para realizar múltiplas tarefas foi apontada. Também foram citadas a “aparência diferente” e o fato de “serem bons para assistir a vídeos e jogar”, ambas as razões por 25% dos entrevistados.
Donos de iPhone são os menos interessados
Um recorte curioso do estudo, feito com base nos modelos atuais dos entrevistados, apontou que os usuários de iPhone, flagship da Apple, são os menos interessados em comprar celulares dobráveis. Apenas 13% dos donos de iPhone se disseram “muito interessados”, contra 15% dos donos de celulares Samsung e 31% de proprietários de smartphones da LG.
Os donos de iPhone que se mostraram “um pouco interessados” formaram 34% do bolo de entrevistados, fatia maior que os da LG (28%), mas menor que os donos de aparelhos Samsung (37%). A reação negativa, no entanto, chamou a atenção. Segundo o estudo, 48% de donos de iPhone não estão muito ou nada interessados em celulares dobráveis. A parcela é menor tanto em donos de aparelhos Samsung (42%) quanto de LG (35%).
Vale lembrar que, das três marcas citadas no estudo, a Samsung é a que mais está investindo no mercado de dobráveis, com a previsão de chegada dos novos Z Fold e Z Flip ainda para 2021, e até do tablet Galaxy Z Fold Tab para o ano que vem. A LG, por sua vez, fechou a divisão de celulares, enquanto a Apple até está trabalhando no futuro iPhone dobrável, mas ainda sem uma data certa para chegar às lojas ou ser confirmado oficialmente pela empresa de Cupertino.
Via Sam Mobile e Zdnet
Imagem: Tctsica Tistory