Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Apple teve uma nova patente aprovada, que nos mostra um “sistema de câmera para dispositivos eletrônicos dobráveis”, aumentando os boatos de que a empresa cofundada por Steve Jobs está em vias de lançar um “iPhone dobrável”.

O documento fala especificamente em “um dispositivo eletrônico que pode ter um corpo flexível formado por tecido, polímero ou outro material moldável. Câmeras podem ser instaladas no corpo. O corpo pode ser torcido em diferentes configurações, tal como uma onde o corpo tem uma superfície convexa virada para a região exterior e uma configuração interna onde o corpo tem uma superfície convexa virada para a região exterior.

publicidade

As câmeras podem ter [capacidade de] captura de imagens em várias direções. Ao reorientar as câmeras por meio da torção do corpo, as câmeras podem ser usadas na captira de imagens panorâmicas ou imagens tridimensionais”.

Sim, patentes escritas repetem muitas palavras.

Câmera dobrável Apple

Ilustração em patente submetida pela Apple menciona uma câmera dedicada a displays que podem ser torcidos, reacendendo boatos de um “iPhone dobrável” (Imagem: USPTO/Divulgação)

O mesmo documento ainda diz que as câmeras poderão ser conectadas “com ou sem fio”, sugerindo que elas sejam montadas em um case e não necessariamente atuem como uma parte integrada ao aparelho em si. Isso em tese permite que você remova o case e use o smartphone como um controle remoto para tirar fotos mais criativas.

Informação confirmaria rumores

A informação bate com boatos recentes de que a Apple estaria conversando com a Foxconn para escolher um entre dois designs de smartphone flexível. O primeiro seria bastante parecido com o Galaxy Z Fold 2, da Samsung, onde um “iPhone dobrável” poderia se expandir e ficar mais ou menos do tamanho de um iPad.

publicidade

O segundo, supostamente o favorito da Apple, usaria um conceito de “flip” – como o que você viu no Motorola Razr 2020. Embora este não deixe o smartphone tão grande, o objetivo é contar com o charme de um smartphone com tela avantajada caber no seu bolso sem ficar apertado demais (nem dar aquele aspecto “tijolão” nas suas calças).

Supostamente, a Apple deve lançar o “iPhone dobrável” – com sistema de câmera embutido ou não – deve ser lançado em 2022. Mas como de costume, a empresa de Cupertino não comentou os rumores.

Via Phone Arena

Imagem: Roy Gilsing