O ranking da DxOMark trouxe o Galaxy S21 Ultra 5G como o primeiro da lista de melhores telas. O flagship da Samsung com o chip próprio Exynos 2100 obteve 91 pontos e é seguido muito de perto por outro smartphone de primeira linha da empresa. O Galaxy Note 20 Ultra 5G, com o Snapdragon da Qualcomm, obteve 90 pontos.
Atrás dos dois aparelhos da Samsung, e empatado com o Galaxy Note 20 Ultra 5G suportado por um Exynos ao invés do Snapdragon, está o OnePlus 8T, com 89 pontos. Ou seja, esses dois aparelhos estão muito encostados nos dois primeiros colocados do ranking.
Disputa acirrada
Fechando os cinco primeiros colocados com as melhores telas, o iPhone 12 Pro Max da Apple pontuou 88, assim como o OnePlus 8 Pro e o LG Wing. A diferença entre os aparelhos na pontuação final de melhor tela é de um ponto, com muitos empates, até a décima colocação, ocupada pelo Vivo X51 5G. O flagship da fabricante chinesa obteve 87 pontos e ficou empatado com o Galaxy S20 Ultra 5G, de SoC Exynos, da coreana.
Para o Galaxy S21 Ultra 5G (Exynos) liderar o ranking da DxOMark como melhor tela, o smartphone, assim como os demais, passou por diversos testes rigorosos realizados em máquinas de laboratório de nível industrial. Além disso, segundo a empresa francesa privada de engenharia e benchmarking de produtos, os testes foram conduzidos por engenheiros e técnicos especializados. A DxOMark também aponta como diferenciais em seus relatórios a abordagem científica de seus testes, o ponto de vista do usuário e sua legitimidade alcançada em veículos importantes de imprensa e tecnologia.
Mal em toque, o melhor em vídeo e legibilidade
Em pontuações individuais de características de tela analisadas pela DxOMark, o líder Galaxy S21 Ultra (Exynos) obteve 90 pontos em vídeo, 82 pontos no quesito cores, 78 em artefatos, 77 para movimento, 74 pontos em legibilidade e 55 em toque. Este último foi onde o smartphone realmente foi bem abaixo na pontuação. Para se ter uma ideia, o OnePlus 8 Pro obteve 83 pontos e foi o melhor nesse quesito.
O Galaxy S21 Ultra com o Exynos foi o melhor em vídeo, onde teve observadas suas qualidades como brilho, contraste e cor (em cenas de vídeo), entre outras. A legibilidade também foi outro ponto forte do aparelho, onde superou os demais junto com o TCL 10 Pro, que também pontuou 74.
O OnePlus 8 Pro obteve 88 pontos em cores e 84 em artefatos, superando o flagship da Samsung nessas áreas. Já o Huawei P40 Pro conseguiu pontuar 87 em movimento, superando em 10 pontos o Galaxy S21 Ultra 5G (Exynos), que apresenta algumas quedas de quadro a 30 e 60 fps. Diante dessas variações e das boas pontuações dos demais aparelhos, é justificável que o resultado final no ranking da DxOMark tenha sido tão apertado.
Via TechRadar