Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Parece que os smartphones com tela extensível tomaram conta da CES 2021. Depois do LG Rollable e de uma apresentação da OPPO, a TCL mostrou um vídeo de seu dispositivo com display extensível (ou seria enrolável?) no evento. Há alguns dias, a empresa já havia mostrado o conceito em outros teasers.

O vídeo é apenas conceitual e revela uma dupla de astronautas utilizando a tecnologia de tela extensível da TCL no espaço. As imagens mostram um conceito um pouco diferente daquele apresentado pela LG e pela OPPO, ao contrário das rivais, neste caso o celular se expande para cima ou para baixo, não para a direita e esquerda.

publicidade

Em um outro vídeo, bem mais realista, a TCL mostra a tela extensível funcionando na prática. Dessa vez, é apresentado um aparelho de 6,7 polegadas quando “encolhido”, que atinge 7,8 quando é totalmente esticado na vertical.

A empresa explicou que, na verdade, um pedaço da tela fica escondido embaixo do display e é revelado totalmente quando o dispositivo é acionado. Dois motores eletromecânicos realizam o movimento.

publicidade
Diferente dos concorrentes

O conceito é diferente do utilizado em smartphones dobráveis como o Galaxy Z Fold ou o Motorola Razr, aqui, existe a vantagem do celular não precisar perder em tamanho da tela original ou possuir uma espessura muito maior. Além disso, esse formato de display não deixa vincos ou marcas e, segundo a empresa, tem um custo até 20% menor que os outros modelos.

A parte menos interessante é que a expansão não chega a transformar ele em um tablet, como no caso do Z Fold, mas é o suficiente para esconder uma tela bem grande. No primeiro teaser, é mostrado um dispositivo bem pequeno, que consegue adquirir um tamanho considerável, mas ainda não sabemos qual versão vai chegar ao mercado.

Informações vazadas indicam que a empresa deve lançar um celular com tela extensível mostrada no vídeo ainda este ano, mas não é especificado que aparelho seria esse. Nos resta aguardar para mais novidades.