AcessóriosAppleApple domina o mercado de fones TWS com seus AirPods

Apesar da crise no mercado da tecnologia causada pela pandemia da Covid-19, a venda de fones de ouvido TWS cresceu aproximadamente 90% em 2020. Foram mais de 300 milhões de acessórios vendidos, segundo o relatório feito pela Strategy Analytics. O interessante é que o primeiro semestre não foi muito bom, apresentando um desaceleramento na demanda, assim o crescimento se deve a uma grande recuperação no segundo semestre.

O aumento no volume das vendas também foi influenciado pelo trabalho remoto, adotado pelas empresas durante a pandemia. Em tempos de reuniões, aulas remotas e videochamadas, os fones de ouvido se tornaram instrumentos de trabalho indispensáveis. A Apple foi a grande beneficiária desse movimento dos consumidores, ocupando quase metade do mercado de fones TWS com seus AirPods.

O relatório aponta que apesar da marca liderar o mercado de fones TWS no ano passado, o segmento está superlotado, fazendo com que a Apple possa perder um pouco de espaço para concorrentes como Samsung, Xiaomi e Huawei durante 2021. Já no outro lado do gráfico, outras marcas conhecidas estão na disputa, querendo ocupar uma parcela maior do segmento dominado pela Apple.

Segundo o gráfico, a Apple domina o mercado de fones TWS (
Segundo o gráfico, a Apple domina o mercado de fones TWS (Gráfico: Business Wire)

O diretor associado da Strategy Analytics, Ville-Petteri Ukonaho, ainda afirma que mesmo que a aquisição desses fones ainda seja baixa (onde uma em cada dez pessoas possui um fone TWS), o mercado tem muito potencial de crescimento nos próximos anos. Isso se deve ao fato de que os principais fornecedores não estão mais combinando fones de ouvido com fio com novos smartphones. No quesito inovação, a Samsung, por exemplo, lançou um atualização que permite que os fones Galaxy Buds Pro funcionem como aparelho auditivo.

Via Mac Rumors

 

Imagem: Andy Kuzma (Pexels)