Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google Shopping já disponibilizou sua lista de pedidos principais nos EUA, mostrando os 100 dos produtos mais pesquisados na plataforma de compras. Para facilitar as pesquisas no guia, o Google Shopping Gift Guide separou os itens em 7 categorias, conforme perfil do comprador. São elas: chef, atleta, técnico, decorador, guru do bem-estar, jogador e crianças.

O Chef

A categoria Chef é voltada para os utensílios de cozinha, para quem tem intimidade com as práticas e técnicas de panificação e preparação de alimentos, ou então simplesmente gosta dessas tarefas. Na liderança desses produtos está a cafeteira Mr. Coffee Iced Coffee Maker, que não é encontrada tão facilmente por aqui no Brasil. Claro que esta não é uma categoria tão próxima do nosso perfil aqui no Vida Celular, mas tem alguns presentes bem interessantes.

publicidade
O atleta

Para o perfil Atleta, o Google Shopping Gift Guide separou itens que são de interesse para quem quer investir em equipamentos voltados às atividades físicas, ou quer presentear uma pessoa querida que gosta de se exercitar.

O produto que lidera a lista é uma bota feminina muito utilizada na neve (nesta época do ano, é inverno nos EUA). Está na categoria por ser bem comum na prática de esqui. Aqui no Brasil, é encontrada em alguns lugares por algo em torno de R$ 700. Mas a categoria atleta também conta com gadgets. O smartwatch Fitbit Versa 3 está na segunda posição, enquanto o Fitbit Versa 2, na décima-quarta. Equipamentos de ginástica tiveram aumento de 116% nas buscas do Google Shopping este ano.

O técnico

Da área tech, são 16 presentes na lista dos 100 mais pedidos nos EUA. O perfil técnico é voltado exclusivamente para itens de tecnologia e nos interessa bastante aqui, no Vida Celular. Mas a liderança nesta categoria não está ocupada por um smartphone. Quem lidera é a placa de vídeo GeForce RTX 3080 da Asus, seguida pelo Apple Watch Série 6. O iPhone 12 está na terceira colocação, seguido pelo Google Pixel 5 e pelo iPad Air 4.

Ocupando a oitava colocação da lista tech, o Samsung Galaxy Note 20 Ultra tem o Google Pixel 4a logo atrás, em nono. A Samsung aparece quatro vezes nesta categoria, o smartwatch Galaxy Watch 3 está em décimo, sua Smart TV Ultra HD de 70 polegadas em décimo terceiro, e o Galaxy Z Fold 2 em décimo quinto. A Apple também ocupa quatro lugares entre os 16, com o fone Apple Beats Studio 3 na décima segunda colocação, fazendo companhia para os dispositivos já citados aqui.

publicidade

Completando essa categoria da lista do Google Shopping Gift Guide, temos o Google Chromecast e o Amazon Echo Dot, em sexto e sétimo lugares respectivamente, a smart TV da LG OLED-CX 4K Ultra HD, em décimo-primeiro lugar, a barra de som Sonos Arc fica com a décima-quarta posição e o Roku Express HD ocupa a colocação final.

O decorador

Produtos artesanais e decorações para a casa são os presentes encontrados na categoria decorador da lista do Google Shopping. Por ser Natal, uma árvore de Natal artificial branca ocupando a primeira posição para este perfil não é surpresa. O destaque que podemos encontrar aqui vai para o robô aspirador de pó iRobot Roomba 960. O mais legal desse robô aspirador é que ele pode controlado através do smartphone, além de ser compatível com o Google Assistente e com a Alexa. No site oficial da empresa, o Roomba 960 pode ser comprado por R$ 4.753, mas eles também têm opções mais baratas.

O guru do bem-estar

A categoria guru do bem-estar parece ser a mais distante dos dispositivos eletrônicos. Um kit de maquiagem chamado 12 Days of Beauty, da Ulta, é encontrado no site oficial por U$ 12 nos EUA e ocupa a primeira colocação nesta lista para a categoria. A ala mais eletrônica aqui abriga a escova de dentes elétrica da Oral-B iO Séries 9. Além disso, ainda aparecem secadores de cabelo, escovas elétricas profissionais e até mesmo uma máquina de massagem.

O jogador

A categoria jogador é formada em sua maioria por jogos do Nintendo Switch, do PlayStation 4 e 5 e do Xbox. Mas a liderança neste grupo do Google Shopping Gift Guide fica para o console PlayStation 5, seguido pelo Xbox Series X e pelo Xbox Series S. O Oculus Quest 2, com sistema de realidade virtual, ocupa a quarta posição e o fone de ouvido sem fio Pulse, da Sony, para PS5, fica na posição 6. Fones de ouvido tiveram um aumento de 24% nas buscas este ano. Um aumento alto, como os percebidos para todos os itens voltados para jogos.

As crianças

Apesar de não estarem entre as 14 buscas mais populares desta lista do Google Shopping Gift Guide, patins e skates bateram recorde em 2020 nas pesquisas, de acordo com a própria página. A categoria das crianças não engloba produtos eletrônicos como jogos e videogames, como percebemos terem seu próprio grupo. Então, brinquedos e bonecas estão em destaque, além de jogos de tabuleiro.

Conclusão

A lista está voltada para os EUA, mas dá uma boa noção do que é tendência para presentear as pessoas queridas neste Natal. Além disso, muitos desses 100 itens mais pedidos no Google Shopping Gift Guide podem ser encontrados facilmente aqui no Brasil. Para o final do próximo ano, talvez novas atualizações do Google aproximem esse guia ainda mais dos consumidores brasileiros.

No mês passado, a empresa de Mountain View apresentou o Google Shopping Price Insights, confira aqui.