Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Dados de uma patente indicam que a Sony trabalha em um novo modelo do Playstation VR. Além dos tradicionais óculos de realidade aumentada, o dispositivo acompanharia headsets com sensores hápticos capazes de identificar se o acessório está ajustado de maneira correta ao corpo do jogador. O objetivo é aumentar a imersão em jogos VR e AR.

De acordo com o Lets Go Digital, a Sony obteve os registros da patente nesta terça-feira (24/11), nos Estados Unidos. O dispositivo foi desenvolvido para Playstation 5, mas também deve ser compatível com computadores e celulares.

publicidade

O documento descreve um dispositivo HMD (head mounted display, lit. “tela montada na cabeça”), baseado em um par de óculos e headsets com sensores de movimento, pressão e uma câmera para identificar a interação do usuário com o ambiente. A ideia é que estes sensores auxiliem o jogador a identificar se o acessório está muito apertado, ou mesmo frouxo demais.

patente-headset-vr-ar

Patente indica óculos e headset menores e mais leves que os presente no Playstation VR atual. Imagem: montagem Vida Celular com base no arquivo de patente disponibilizado pelo Lets Go Digital

As informações da Sony mostram que os novos headsets serão mais leves do que a primeira geração do Playstation VR. É possível ver dois modelos: um em formato de tiara e outro similar a um capacete. A diminuição do peso daria mais mobilidade ao jogador em jogos em AR, em que a interação com o ambiente é maior.

Tecnologia já está presente no Playstation 5

A presença de sensores hápticos nos dispositivos da linha Playstation não são necessariamente uma novidade. A tecnologia já é utilizada no novo controle do Playstation 5: o Dual Sense. O joystick possui sensores de pressão que aprimoram o contato do jogador, evoluindo a tradicional experiência de vibração dos modelos dual shock. Você pode conferir o arquivo completo da patente (em inglês) aqui.

Via: Lets Go Digital 

publicidade