A Amazon revelou nesta quarta-feira (21/07) que vai atualizar a assistente virtual Alexa para que outras empresas passem a desenvolver aplicativos para o seu sistema. Com a mudança, devemos ver novos widgets surgindo para as smart speakers Echo Dot, além de serviços de outras empresas vinculados aos comandos de voz da empresa.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Amazon Alexa Skills, Aaron Ruberson, durante um evento exclusivo para desenvolvedores. De acordo com o executivo, além dos novos widgets, a Amazon também adicionará novas interações de voz para a assistente virtual.
De acordo com Ruberson, a Alexa ganhou novas APIs que aprimoram a interação de pedidos de comida via delivery pelas Echo Dots, além da função Enviar para o Telefone, que permite iniciar alguma experiência na assistente virtual e transferir a execução para a tela do seu smartphone.
Além disso, os desenvolvedores de aplicativos também poderão vender produtos e serviços pela Alexa. A ideia é que a comunidade de programadores passe a criar novas habilidades para a assistente virtual, expandindo as suas funções para coisas mais complexas do que apenas acender as luzes de casa, acionar dispositivos ou responder perguntas. De acordo com a empresa, poderá ser cobrada uma taxa de até 10% do valor da compra concretizada pelas Echo Dots.
New at #AlexaLive: Paid skills. 💲 Customers pay a one-time, upfront fee to access the content in your skill. #monetization #SkillBuilders pic.twitter.com/Je8eBv449l
— Alexa Developers (@alexadevs) July 21, 2021
Expansão em dispositivos
Ainda de acordo com a Amazon, teremos novos dispositivos compatíveis com o sistema da Alexa em breve no mercado. Além das Smart TVs da Samsung e da LG, que já possuem modelos compatíveis com a assistente, a empresa anunciou que a Samsung lançará uma geladeira smart que funcionará simultaneamente com a Bixby e a Alexa.
Para que esta expansão aconteça, a Amazon divulgou o Alexa Custom Assistant, uma plataforma aberta que permite que as marcas criem o seu próprio assistente virtual com a inteligência artificial da Alexa. De acordo com a empresa, uma das primeiras empresas a adotar este OS em um dispositivo smart será a operadora de telefonia americana Verizon que o utilizará em um smart speaker próprio.
Via The Verge
Imagem: Brandon Romanchuk/Unsplash