O WhatsApp Web ganhou novos recursos recentemente, como suporte para chamadas em áudio e vídeo, recurso multi-dispositivo e outras novidades. Mas um velho problema persiste e justifica a pergunta que dá título a essa matéria: afinal de contas, por que o app desconecta tantas vezes? Por que diz que o celular não está disponível quando está literalmente ao lado do computador?
O problema é tão chato, e tão abrangente, que chega a ser até democrático, pois atinge a todos, independentemente do quão poderoso é o seu PC, notebook ou a velocidade de sua internet banda larga. Quanto menos se espera, lá está a fatídica mensagem: “Telefone desconectado. Certifique-se de que seu celular está conectado à internet”.
Conselho oficial
Em sua página oficial de ajuda, o WhatsApp mostra ter ciência do quanto o problema é inconveniente para os usuários. Ao invés de dar uma resposta definitiva para a pergunta por que o WhatsApp Web desconecta tanto, a empresa, na verdade, elaborou “conselhos” para tentar resolver a questão. Os mais básicos possíveis.
Reinicie seu telefone, atualize o WhatsApp Web para a versão mais recente, desative o modo avião no celular, ative dados em segundo plano, ative e desative o Wi-Fi no smartphone. Todos os conselhos vão na direção de haver algo de anormal no app ou na internet. O que não é resposta para o que está acontecendo quando o Zap cai em perfeitas condições.
Várias possibilidades
A reportagem do Vida Celular foi procurar um especialista no assunto. Conversamos com Leonardo Nishiyama, que exerce o cargo de Suporte Técnico Plano e tem no currículo passagens pelo setor de tecnologia da Rede Record e até por empresas com sede no Japão. Eis o que ele disse:
- Razão 1 – Ociosidade: “Como o WhatsApp utiliza internet, podem ter algumas oscilações de conexão que façam ocorrer quedas. Entretanto, se ele fica ocioso por algum tempo, desconecta sim, talvez por questões de economia de energia e de banda da internet”. Nishiyama alertou aos usuários que, ao efetuar o pareamento, é importante lembrar que a opção mostrada ao ler o QR Code (manter conectado) deve sempre ser selecionada. Segundo ele, caso o WhatsApp caia e fique 30 minutos fora por falta de internet, será necessário refazer o pareamento.
- Razão 2 – Interferência externa: Aparelhos externos podem causar interferência no funcionamento do aplicativo. E que isso nada tem a ver com a qualidade da internet ou dos dispositivos emparelhados com o aplicativo. São coisas que intervém na recepção de rádio do celular, responsável tanto pela rede móvel quanto pelo Wi-Fi. Coisas que emitem elas mesmo sinais de rádio ou triviais paredes. “Mesmo com internet poderosa podem ocorrer perdas de pacotes, e isso acaba gerando algumas oscilações ou quedas. A dica é que costume sempre utilizar os computadores via cabo, pois a perda de pacote é muito baixa comparada ao Wi-Fi. O sinal de Wi-Fi pode ter interferência ou perda de sinal devido aos obstáculos, como paredes ou até mesmo um micro-ondas ligado.”
- Razão 3 – Economia de energia ativada: Embora não seja o caso de todos os modelos de smartphones, muitos deles interpretam que, ao estarem com a tela desligada ou bloqueada, estão ociosos, ou seja, sem uso. Por conta disso e, provavelmente, por um bug no sistema do WhatsApp Web, a conexão com a internet é interrompida (no celular) para economizar bateria. Do ponto de vista do WhatsApp desktop, é como se seu celular estivesse desligado. Nesse caso, primeiro tente só destravar o celular. Se for isso mesmo, nas configurações de energia, abra uma exceção para o WhatsApp.
Enfim, por que WhatsApp Web desconecta não tem uma resposta só.
Imagem: Skynasher/iStock/CC