Mais uma fabricante no páreo dos chips de 3nm: a Samsung anunciou que irá produzir processadores com o novo processo de fabricação a partir de 2022. A informação veio após a manufaturadora revelar os planos de aplicação dos núcleos 3GAE (3nm Gate-All-Around Early) e 3GAP (3nm Gate-All-Around Plus), anunciados em 2019, porém com desenvolvimento atrasado decorrente da pandemia.
O anúncio aconteceu durante a divulgação do cronograma de planejamentos de 2021 da Samsung Foundry — o braço industrial da empresa sul-coreana. O desenvolvimento estava previsto para este ano, porém foi adiado devido aos atrasos nos suprimentos para produção de semicondutores que afetou o mundo todo.
Segundo um representante da Samsung, o padrão de chips de 3nm 3GAE irá dar as caras no mercado no ano que vem, enquanto o 3GAP está previsto para o ano de 2023. A empresa sul-coreana estima que os dois núcleos apresentem melhora de 35% no desempenho e 50% de redução em consumo de energia quando comparados ao seu atual padrão de 7nm, o 7LPP.
O evento também anunciou previsão de outros chips de litografia de 4nm e 5nm, previstos para produção em massa neste ano e em 2022, respectivamente. No momento, os flagships da Samsung utilizam o padrão de 5nm.
Corrida dos 3nm se torna acirrada
Durante o evento, a Samsung Foundry deixou os chips de 3nm de fora, o que leva a entender que a produção, prevista para 2022, atenderia apenas as demandas da própria Samsung. A empresa pode seguir outra via que não a da TSMC, que está em acordos para fornecer o novo processo de fabricação à Apple e Intel no ano que vem.
Considerada a segunda maior fabricante de padrões litográficos do mundo, a Samsung Foundry disputa com gigantes como a TSMC e a Huawei para ver quem será a primeira manufaturadora a lançar o novo chip. Até o momento, todas as fabricantes estão mirando o lançamento do para as gerações de smartphone do ano que vem.
Via GizmoChina e PhoneArena
Imagem: gorodenkoff/iStock