Nos Estados Unidos, o Twitter está um passo mais próximo de implementar seus recursos pagos: a plataforma anunciou hoje que está aceitando candidatos para testarem os Super Follows e Spaces por tickets. Ambas as ferramentas são os parte do pacote de recursos de monetização que a rede social está criando para atrair e viabilizar pagamentos aos criadores de conteúdo.
O anúncio foi feito no próprio blog do Twitter, explicando detalhadamente como as novas mecânicas financeiras entrarão em vigor. No caso dos Super Follows, os criadores poderão oferecer assinaturas mensais de US$ 2,99, 4,99 ou 9,99, para acesso a conteúdo exclusivo, como um Patreon na própria plataforma. Já os Spaces por tickets são salas de conversa ao estilo Clubhouse, porém cobradas por ingresso, com valores que podem ir de US$ 1 a 999.
O Twitter explicou que os candidatos aos Super Follows precisam ter contas com um mínimo de 10 mil seguidores, mais de 18 anos, residir nos Estados Unidos e ter publicado pelo menos 25 tweets nos últimos 30 dias. Os criadores interessados em Spaces com tickets precisarão dos mesmos critérios de local e faixa etária, porém, um mínimo de mil seguidores, com pelo menos 3 destes tendo feito uma sala de conversa em áudio nos últimos trinta dias.
A fatia do bolo do Twitter
No mesmo pronunciamento, a rede social também divulgou como pretende fazer disso a escalada para alcançar sua ambiciosa meta de dobrar o faturamento até 2023. Inicialmente, o Twitter ficará com uma fatia de 3% dos primeiros US$ 50 mil arrecadados (descontando as comissões das lojas virtuais). Uma vez ultrapassado esse valor, o montante escala para consideráveis 20%.
O Twitter ainda não mencionou quando usuários de outros países, como o Brasil, poderão ser candidatos aos Super Follows e aos Spaces remunerados. No momento o Super Follows está presente apenas no app para iOS, com previsão de chegada ao Android num futuro breve.
Via Engadget