No mesmo dia em que divulgou em relatório o aumento do lucro obtido no 1º trimestre, o Facebook anunciou que o Marketplace, loja online embutida na rede social, também está bombando. Segundo Mark Zuckerberg, o e-commerce já registrou mais de 1 bilhão de clientes, com 250 milhões de usuários interagindo com as mais de 1 milhão de lojas cadastradas na plataforma a cada mês.
O aumento no número de clientes no Facebook Marketplace foi atrelado diretamente a dois fatores: as medidas restritivas que acompanham a pandemia de Covid-19 desde março de 2020 e, também, a permissão para empresas criarem catálogos de seus produtos nas páginas da plataforma, a partir do ano passado. A empresa também já começou a desenvolver uma série de maneiras adicionais para as empresas venderem seus produtos, incluindo a marcação de produtos em vídeos do Facebook Live e do Instagram Live, outras plataformas da companhia.
“Futuro do comércio”
De acordo com Mark Zuckerberg, apesar de o grande impulso de usuários do Facebook Marketplace ter sido dado pela pandemia de Covid-19 e o isolamento social obrigatório, o número de clientes do e-commerce da rede social tende a continuar crescendo, mesmo com o eventual controle da doença. “Estamos investindo na construção do futuro do comércio”, apostou.
Segundo o criador do Facebook, os próximos passos para incrementar ainda mais o Marketplace e, com isso, atrair mais clientes, incluem novidades nas ferramentas de comunidade e até a criação de novos métodos de pagamentos. A ideia de Mark Zuckerberg é implementar as mudanças em, no máximo, cinco anos, para ver os números de clientes do Marketplacet crescerem ainda mais. “Temos um longo caminho a percorrer para construir uma plataforma de comércio completa em nossos serviços. Este sistema moderno vai reunir uma série de áreas, englobando anúncios, novas lojas, mensagens comerciais muito mais”, concluiu.
Imagem: Cottonbro/Pexels/CC