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Os recentes problemas enfrentados com vazamentos de dados não influenciaram as ações do Facebook, que subiram 7% na bolsa de valores dos Estados Unidos nesta quinta-feira (29/04), reflexo imediato do lucro anunciado pela empresa no dia anterior. De acordo com o relatório mais recente, a empresa de Mark Zuckerberg registrou alta de 48% nos ganhos no 1º trimestre de 2021.

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Os números apontaram para um aumento na receita entre janeiro e março, que fechou o período em US$ 26,17 bilhões (R$ 140,23 bilhões), com o lucro líquido crescendo 94% e chegando a US$ 9,5 bilhões (R$ 50,91 bilhões). Isso refletiu em um aumento de US$ 3,30 por ação (R$ 17,68).

Comparativo

O lucro líquido do Facebook no 1º trimestre de 2021 também foi bem acima do registrado um ano antes pela companhia. Na ocasião, entre janeiro e março de 2020, ele somou US$ 4,9 bilhões (R$ 26,26 bilhões), o equivalente a US$ 1,71 (R$9,16) por cada ação disponibilizada na bolsa de valores dos Estados Unidos.

De acordo com os analistas da consultoria especializada FacSet, o desempenho do Facebook no período foi acima das expectativas. As projeções indicavam que a empresa fecharia o 1º trimestre deste ano com receita um pouquinho menor, de US$ 23,73 bilhões (R$ 127,16 bilhões), e lucro líquido também menos expressivo, de US$ 2,35 por ação (R$ 12,59).

Segredo do sucesso

O Facebook, recentemente considerado uma das 25 melhores empresas para se trabalhar, afirmou, em seu relatório trimestral, que o aumento no lucro obtido no 1º trimestre pode ser creditado a dois fatores fundamentais: o aumento de 30%, em média, no preço médio dos anúncios e, também, à alta na impressão de anúncios veiculados, que foi de aproximadamente 12%. Os usuários ativos da rede social também aumentaram em março, saltando 10% e totalizando 2,85 bilhões no mês. Somando-se as outras plataformas da empresa, Instagram e WhatsApp, o número saltou ainda mais, para 3,45 bilhões.

Martin Garner, diretor de operações da CCS Insigth, consultoria especializada, analisou o relatório. “A cada mês agora vemos mais de um milhão de lojas do Facebook ativas, mais de 250 milhões de visitantes das lojas do Facebook e mais de um bilhão de usuários do Marketplace. A empresa planeja ganhar dinheiro com a publicidade envolvida nas compras, em vez de cobrar taxas de transação dos vendedores”.

Via Business Insider

Imagem: John Guccione/Pexels/CC