Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O leaker Ice Universe, um dos mais conhecidos informantes da área de smartphones, afirmou que a tecnologia de câmera sob tela estará em pelo menos cinco celulares. A estimativa dele aponta para os lançamentos acontecendo no segundo semestre de 2021 e tem muito a ver com alguns casos que publicamos recentemente.

Ice Universe citou de forma rápida o smartphone dobrável da Samsung, o Xiaomi Mi Mix 4, o telefone dobrável da Oppo, mais aparelhos da Vivo e da ZTE. Não disse especificamente quantos mas, contando pelas marcas, já são cinco ao menos.

publicidade

A perspectiva está de acordo com o que vem surgindo nos últimos meses. Começando pelo dobrável da Samsung, em fevereiro, o próprio Ice Universe foi uma das bases para termos o Galaxy Z Fold 3 com câmera sob a tela. Reforçamos a hipótese por conta da tecnologia ter sido anunciada pela Samsung para seus laptops, em janeiro deste ano.

Se vier, o Galaxy Note 21 poderá ter câmera sob a tela

Há outro aparelho da coreana sendo especulado para receber essa novidade. O Galaxy Note 21 Ultra, em janeiro, tinha sido cotado para vir equipado com a câmera sob a tela. Entretanto, ele teria que, primeiro, “vir” no próximo semestre, para aí sim constar como um dos celulares com a tecnologia este ano. É onde está o problema pois, no mês passado, publicamos que a Samsung pode pular a série Note em 2021 por causa da escassez de chips, trazendo o telefone somente em 2022.

Para o Xiaomi Mi Mix 4, a possibilidade é bem maior. Na semana passada, publicamos que o futuro flagship da chinesa está bem encaminhado para trazer a tecnologia de câmera debaixo da tela. Como origem dessa afirmação, ele mesmo, o leaker Ice Universe, e um post seu no Twitter com um recorte de imagem da parte frontal do aparelho, no qual não se vê câmera de selfie em módulo nenhum.

publicidade

Em novembro de 2020, imagens de um protótipo da Oppo continham a ideia de câmera sob a tela, mas nada indicava se tratar de um telefone dobrável. Já na semana passada, publicamos que um smartphone dobrável da fabricante está em vias de ser lançado, entre abril e junho. Entretanto, não houve detalhes nesta oportunidade a respeito de uma câmera sob a tela, como postado pelo leaker.

Nem “tão novidade”

No começo deste mês, trouxemos que o Vivo Nex 5 deve ser lançado no segundo semestre, tendo um modelo básico com câmera alocada em um furo e uma versão mais avançada esconderia a câmera sob o tela. Esta condição não seria, propriamente, uma novidade, tendo em vista que a Vivo Global apresentou em fevereiro do ano passado um conceito Apex 2020, com uma “câmera in-display” e que ilustra nossa imagem de destaque.

Outra empresa que não se vê como estreante entre os celulares com câmera sob a tela é a ZTE. Apesar de não ter sido bem recebido, o ZTE Axon 20 5G surgiu com o possível problema das bordas espessas reduzirem o potencial da câmera “escondida”. Ainda assim, para reforçar as expectativas, a fabricante chinesa mostrou a segunda geração de câmera sob a tela na MWC 2021. E mostrou de verdade, levando protótipos dos celulares para que os visitantes pudessem ver as novidades com os próprios olhos. Inclusive, Ni Fei, presidente da divisão de celulares da ZTE e também presidente da Nubia Technology, é um dos maiores entusiastas dessa tecnologia. Fei, além de estar feliz com outras empresas adotando a novidade, espera que surja um verdadeiro ecossistema de dispositivos com câmera sob a tela.

Via Pocket-lint