Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como parte de sua exibição na MWC (Mobile World Congress) 2021, realizado este ano em Xangai, a ZTE fez uma demonstração da segunda geração de seus celulares com câmera sob a tela, mencionada anteriormente. E demonstrou, aliás, da melhor forma possível: levando protótipos para que os visitantes pudessem ver as novidades com os próprios olhos. Além disso, a ZTE levou outro protótipo, a fim de mostrar sua nova tecnologia de reconhecimento facial, em 3D.

A primeira tentativa da empresa na fabricação de smartphones com câmera sob a tela havia sido o ZTE Axon 20 5G, lançado em novembro de 2020. Contudo, o dispositivo não foi bem recebido, e a principal causa apontada para isso foi, ironicamente, a qualidade das suas câmeras. Além disso, o celular não foi devidamente otimizado, o que tornava necessário usá-lo na horizontal para acessar todos os ícones disponíveis, por exemplo.

publicidade
As novidades da segunda geração

Tanto o perfil oficial da ZTE quanto o perfil de Lu Qianhao, responsável pela divisão de marketing da empresa, postaram informações a respeito do protótipo no Weibo. Consequentemente, elas se aplicam também à segunda geração dos celulares com esse tipo diferenciado de câmera frontal. Em primeiro lugar, houve um salto na densidade de pixels na tela onde se localiza a câmera: os 200 ppi da geração anterior foram dobrados, resultando em 400 ppi.

Na prática, isso significa mais definição e detalhamento nas imagens e nos vídeos vistos através da tela. Outra característica que ganhou um belo upgrade foi a taxa de atualização de tela, aumentando de 90Hz do ZTE Axon 20 5G para 120Hz.

A primeira e a segunda gerações de smartphones com câmera sob a tela da ZTE, lado a lado

O ZTE Axon 20 5G e o protótipo da segunda geração com câmera sob a tela da ZTE (Fonte: ZTE/Reprodução)

Além disso, a diferença visual entre toda a tela e a parte específica em que fica a câmera diminuiu, ou seja, a fluidez da tela se tornou mais natural. Talvez essa diferença na segunda geração seja uma resposta da ZTE à crítica de que a câmera sob a tela não ficava, na primeira geração, tão invisível quanto deveria. Embora as informações dos posts parem por aí, Lu Qianhao garante ao final de sua postagem que “Há mais saltos qualitativos para vir, que trarão novas e incríveis experiências, então fiquem atentos!”

publicidade
Um scanner 3D sob a tela

A ZTE aproveitou também o evento para anunciar sua nova tecnologia de escaneamento 3D, que envolve o que é chamado geralmente de scanner de luz estruturada. Basicamente, a tecnologia capta a forma e diversas características de um objeto determinado através de raios luminosos, que são refletidos pelo objeto e resultam na sua “impressão” tridimensional.

Demonstração da nova tecnologia de escaneamento 3D da ZTE

Demonstração da tecnologia de escaneamento 3D da ZTE (Fonte: ZTE/Divulgação)

Apesar dessa tecnologia não ser inédita, é a primeira vez que ela é demonstrada em celulares. Mais inédita, aliás, é sua demonstração em um dispositivo com câmera sob a tela. Em smartphones, o uso da tecnologia permitirá um reconhecimento facial muito mais preciso e seguro do que o padrão tido hoje, que funciona a partir de imagens 2D. Além disso, a tecnologia poderá ser utilizada também, para modelamentos em 3D e para realidade virtual, só para citar alguns exemplos.

A exibição da ZTE não se limitou à segunda geração de câmeras sob a tela ou ao seu novo scanner 3D, contendo inúmeros produtos de smart home com 5G, além de fones de ouvidos e outros smartphones 5G. No entanto, certamente a sua participação na MWC deste ano será lembrada pelos seus dispositivos com câmera sob a tela. E com certeza ficamos e ficaremos ansiosos para saber mais sobre eles.

Via SparrowsNews