Após idas e vindas parece que a LG realmente vai sair do mercado de celulares e o anúncio oficial deve ocorrer na próxima segunda-feira (5). Diversos vazamentos já indicavam que a gigante estava indo para esta direção, mas os executivos da companhia sempre negavam, apesar de um desalinhamento de discursos.
Agora, o leaker Tron, conhecido por vazar informações sobre o LG Rollable, revelou que a sul-coreana está desmanchando sua divisão com mais de 4 mil funcionários, que devem ser deslocados para o setor de eletrodomésticos da empresa.
… the software updates, it is unlikely to be done in this situation.
It is in many ways unfortunate that the LG phone, which started with the feature phone, ends with the Wing.
Final official statement from LG is expected to be announce next Monday, Korea time. (3/3)
— Tron ❂ (@FrontTron) March 29, 2021
Ainda segundo as informações, o LG Rollable era um modelo inacabado, anunciado para tentar aumentar o valor de mercado da empresa. Como não ouve acordo com nenhum comprador, o smartphone não vai ter seu desenvolvimento concluído.
Sem nenhuma outra empresa assumindo o setor de smartphones, é provável, de acordo com Tron, que os usuários que adquiriram aparelhos da LG fiquem sem atualizações de software. Como a tendência é que todo o setor seja desativado, não vai ter equipe para manter os aparelhos atualizados.
Negócio naufragado
A decisão da LG de sair do mercado de celulares vem após a empresa registrar déficit por 23 semestres consecutivos no setor. A empresa ainda cogitou terceirizar a produção de modelos básicos e intermediários para focar em flagships, mas não houve acordo entre seus executivos.
Apesar da crise com seus smartphones, a LG vai bem em outros setores. A gigante era uma das líderes em vendas de celulares há menos de uma década, mas acabou perdendo cada vez mais espaço entre os consumidores. Mesmo aparelhos com design radical, como o LG Wing, ou bem-recebido, como o Velvet, não conseguiram figurar bem em vendas.
Os boatos sobre o encerramento da divisão da sul-coreana já reverberaram no Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos já tenta um acordo para manter os empregos dos mais de 1 mil funcionários da fábrica de celulares em Taubaté, mesmo antes de um anúncio oficial. Atualmente a equipe segue em estado de greve.
As informações dão conta de que, antes de decidir sair do mercado, a LG tentou negociar a venda do setor de celulares para uma companhia alemã e outra vietnamita, mas não houve acordo. Até o momento, os modelos 11 são o LG V60 ThinQ 5G, o LG V60 ThinQ 4G, o LG Wing, o LG G8X e o LG G8S devem receber Android 11.
Via TechRadar
Imagem: iStockVadim