O Spotify está dando sequência em seu plano de expansão e, entre as novidades anunciadas, está o lançamento de uma assinatura de conteúdos em podcasts pagos para o usuário. A ideia seria oferecer aos usuários, por meio de um novo recurso da ferramenta Anchor (usada para criar os podcasts), conteúdo para os “fãs mais dedicados”.
O serviço não chega a ser uma inovação do Spotify, já que outras plataformas já oferecem acesso a podcasts pagos, feeds e episódios bônus, como, por exemplo, o Stitcher Premium. A inserção do recurso no Spotify, segundo Michael Mignano, cofundador da Anchor, é aumentar a monetização e até a veiculação de anúncios: “Descobrimos em uma pesquisa que esse meio parece funcionar especialmente bem para criadores que têm um público realmente engajado e dedicado. Também descobrimos que os ouvintes de podcast tendem a estar abertos a apoiar financeiramente os programas que amam”.
Versão beta nos EUA
De acordo com o executivo da Anchor, o recurso de podcasts pagos será testado inicialmente em uma versão beta, e somente para usuários dos Estados Unidos. A ideia é adotar uma estratégia similar à existente hoje, na qual a plataforma ajuda os usuários a encontrarem conteúdos parecidos com os que costumam escutar. A sugestão passaria a apontar os podcasts pagos que teriam potencial para agradar ao usuário, com base no que ele já consumiu.
O Spotify anunciou ainda um outro recurso, que promete facilitar a vida de blogueiros que desejam transformar seus conteúdos escritos em podcasts, sejam eles pagos ou não. Em uma parceria com o WordPress, sistema livre e aberto de gestão de conteúdo, o Spotify quer transformar automaticamente os conteúdos de WordPress em áudio, seja lendo as próprias postagens do blog ou aproveitando a tecnologia de texto para fala de terceiros fornecida pela Anchor.
Via TechCrunch
Imagem: Cottonbro/Pexels/CC