AppleNotíciasApple e TSMC fecham parceria para óculos de realidade aumentada

Paulo Amaral3 semanas atrás5 min

Os futuros modelos de Apple Glass, os óculos da Maçã, poderão ter telas micro OLED no dispositivo de realidade aumentada. O que aponta para isso é a parceria fechada pela marca com a TSMC. A Apple e a principal fabricante de chips do mundo já trabalhavam juntas na série A de chipsets, utilizada tanto no iPhone quanto no iPad, além do M1, dos Macbooks. Agora, a intenção é estender a “tabelinha” para o Apple Glass.

Uma fonte que não quis ser identificada comentou ao Nikkei Ásia o objetivo principal da ampliação da parceria entre Apple e TSMC para o mercado de óculos de realidade aumentada. “A Apple está fazendo parceria com a TSMC para desenvolver a tecnologia, pois a experiência da fabricante de chips está transformando as coisas em ultra pequenas e de ótima qualidade, enquanto a Apple tem expandido o know-how em painéis em tecnologias de exibição”. Resumindo: a Apple precisa aprender a diminuir a tela para fazer caber nela toda a tecnologia que quer em seus próximos óculos inteligentes.

Só em 2023

Apesar de ampliarem o trabalho e os esforços conjuntos, os novos óculos produzidos pela Apple e pela TSMC com as telas micro OLED só deverão estar prontos para serem lançados dentro de dois anos. No mínimo. Foi isso o que Eric Chiou, especialista em desenvolvimento de telas da agência TrendForce, comentou ao Nikkei.

“A tecnologia é uma mistura de know-how de fabricação de semicondutores e telas. No entanto, ele está atualmente em seu estágio inicial de desenvolvimento. Não é provável que a Apple possa introduzir imediatamente sua tecnologia de auto desenvolvimento em seus primeiros produtos de AR (realidade aumentada) em um ou dois anos”.

O projeto da Apple e da TSMC para desenvolver os futuros óculos está em pleno curso. A Maçã contratou dezenas de veteranos da AU Optoeletronics, empresa de Taiwan especializada em monitores, para trabalhar na fabricação das telas OLED do futuro Apple Glass. Segundo o Nikkei Ásia, todos os contratados tiveram de assinar um termo de confidencialidade. A intenção é evitar vazamentos até mesmo para os amigos mais próximos, mas, principalmente, para aqueles que trabalham no ramo da tecnologia. A nova instalação da Apple fica em Longtan, Taiwan.

Via Mac Rumors

Imagem: Pexels/Pixabay