Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A TSMC está preparando uma fábrica para a produção de chips 3nm no Southern Taiwan Science Park (STSP), que deve começar em 2022. A expectativa da empresa taiwanesa é de que a fabricação comece no segundo semestre desse ano.

A obras foram concluídas recentemente e houve uma celebração no local para comemorar. A TSMC promete um desempenho até 15% melhor nos chips de 3nm, chamados de N3, em comparação aos de 5nm. O consumo de energia nos novos aparelhos também deve ser otimizado. A produção dos chips 3nm é um grande avanço tecnológico. A Intel, por exemplo, umas maiores fabricantes de chips do mundo, ainda planeja iniciar a produção de 7 nanômetros em 2022. A TSMC já está no 5nm, e pretende avançar mais ainda em breve.

publicidade

Ainda nos modelos 5nm, a fabricante de Taiwan já faz duas versões do produto. Uma batizada de N5 e outra de N5P, que é ainda mais avançada que a anterior, mas ainda não tem uma produção em larga escala.

Novos modelos

A TSMC também trabalha em versões de 4nm, porém poucos detalhes sobre esses foram revelados. Ainda não se sabe qual a diferença de desempenho entre ele e o modelo de 3nm. Além de todas essas variações, a companhia também anunciou que planeja trabalhar com transistores de 2nm, mas esses ainda devem demorar um pouco, já que a expectativa é de usar os produtos a partir de 2023.

A batalha na produção de chips para processadores de última geração ainda deve ter capítulos interessantes. Recentemente, um relatório da Bloomberg revelou que a Samsung pretente investir US$ 116 bilhões para tentar avançar no mercado dominado pela TSMC.

A disputa, no entanto, não será fácil e o avanço na produção de chips 3nm a partir de 2022 será crucial para a TSMC. A companhia taiwanesa investiu cerca de US$ 17 bilhões esse ano para tentar permanecer no topo.

publicidade

Via Gizmochina.