Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Recentemente a Apple anunciou uma grande mudança em seus computadores e revelou que vai passar a utilizar seu novo processador o Apple M1. Desde 2002, quando abandonou a arquitetura de processadores própria, a empresa vinha utilizando produtos da Intel.

Agora, com o lançamento do novo Macbook Air equipado com o processador, um teste de benchmarks revelou que o Apple M1 supera máquinas feitas com Intel, no caso, um MacBook Pro de 16 polegadas.

publicidade
Melhor que terceirizado

O resultado apresentado Geekbench mostra que evolução prometida pela Apple no desempenho de seus computadores parece real. No teste, um MacBook Air com Apple M1 obteve 1.687 pontos em single-core e 7.433 pontos em multi-core. Já o MacBook Pro com um Core i9, o mais potente da geração passada, atingiu 1.095 pontos em single-core e 6.869 pontos em multi-core.

Em comparação, as pontuações agregadas compiladas pelo site mostram o M1 ultrapassando todos os Macs, todas as configurações atuais do Mac mini e uma boa parte das especificações do iMac. Incluindo o MacBook Pro do final de 2019 com processador Intel Core i9-9980HK com freqüência de 2,4 GHz.

Dessa forma, os dados surpreendem e revelam um desempenho por núcleo comparável ao de notebooks voltados para o público gamer. É importante ressaltar também que a fabricante ainda colocou o Apple M1 em seu MacBook pro de 13,3, que deve ter números ainda mais expressivos.

apple intel

Imagem:GeekBench/Reprodução

Novos chips

A Apple diz que a transição para processadores M1 no lugar do Intel vai criar uma arquitetura comum em todos os produtos da empresa, facilitando a tarefa de desenvolvedores que forem criar apps e jogos para o ecossistema. A princípio, a transição será lenta, durando cerca de dois anos.

publicidade

O M1 é produzido no processo de 5nm, e esse é o primeiro processador para computadores com essa tecnologia. Como ele é uma versão dos processadores criados pela Apple para smartphones e tablets, também oferece muito desempenho no menor tamanho possível. Assim, o seu desempenho é considerado 3,5 superior a um processador Intel.

O MacBook Air, o MacBook Pro de 13 polegadas e o Mac mini são as primeiras máquinas a se beneficiar do M1.

Via Apple Insider