AppleNotíciasiPhone 13 terá câmeras melhores, mas pode ser chamado de iPhone 12s

Fábio Devito1 mês atrás9 min

Um novo vazamento sugere que o iPhone 13 receberá melhorias nas câmeras (ao contrário do que fora especulado) e confirma a presença de um notch menor ao utilizado no iPhone 12. Além disso, ele pode ter outro nome. Dados foram obtidos por documentos de fornecedores da Apple, que se referem ao smartphone como “iPhone 12s”. Não existe até o momento nenhuma confirmação se este será mesmo o nome do aparelho.

O documento compartilhado pelo portal Digitimes menciona uma série de atualizações no jogo de câmeras do iPhone 13, incluindo um novo sistema de abertura na câmera principal que passará de F/2.4 para F/1.8. Na prática, o novo sistema confere mais luz na hora da captura, melhorando a qualidade das fotos em ambientes com baixa iluminação.

Os arquivos também reforçam as informações divulgadas semana passada, que diziam que a câmera do iPhone 13 terá estabilização aprimorada em pelo menos três dos quatro modelos, e também falavam sobre o notch reduzido.

Atualmente, a estabilização óptica de imagens só está presente no iPhone 12 Pro e no 12 Pro Max, esse último com o sistema sensor-shift. No entanto, a tecnologia deve chegar a pelo menos uma das versões mais básicas do novo aparelho. O vazamento menciona a japonesa Sony como responsável pelo desenvolvimento e fornecimento do sensor.

O relatório também cita um novo design das lentes. Ao que tudo indica, as versões Pro e Pro Max do iPhone 13 (ou iPhone 12s) receberão uma câmera ultra-wide totalmente nova, com design pensado para aprimorar o foco e diminuir os ruídos de movimentação. Já os modelos mais básicos receberão a lente que atualmente é utilizada no iPhone 12 Pro Max.

Notch menor

O documento também dá mais detalhes sobre o notch do iPhone 13, que seria reduzido, algo que vem sendo especulado desde o ano passado. Para deixá-lo ainda mais compacto, a Apple estaria disposta a modificar o sensor de reconhecimento facial do aparelho. Enquanto o iPhone 12 possui o sensor do lado direito e a lente infravermelha do lado esquerdo do notch, o novo modelo terá apenas um único dispositivo responsável para estas duas funções. Ele ficará na parte central do notch.

Para diminuir ainda mais o notch, Apple pretende unificar os sensores de reconhecimento facial do Iphone. Reprodução: ConceptsiPhone
Para diminuir ainda mais o notch, Apple pretende unificar os sensores de reconhecimento facial do Iphone. Reprodução: ConceptsiPhone

O novo dispositivo utiliza uma tecnologia parecida com a do scanner LIDAR. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento são a LG Innotek e a Hon Hai. Já os módulos da câmera de selfie ficarão a cargo das empresas OFILM, Cowell e Hon Hai.

iPhone 13 só em 2022?

Os vazamentos também sugerem que a Apple estaria disposta a retroceder no banimento da linha S, as versões atualizadas entre uma geração e outra dos iPhone.  Esta tradição foi quebrada em 2020 com o surgimento do iPhone 12 no lugar do 11S.

No entanto, os arquivos são claros ao citar que o próximo celular da fabricante será o iPhone 12S. O aparelho deve chegar ao mercado no segundo semestre, próximo ao mês de setembro, o mesmo período dedicado ao lançamento dos carros-chefes da empresa.

A justificativa estaria relacionada ao fato de que, com exceção das câmeras e do notch, não haverá mudanças significativas no hardware dos aparelhos. Os arquivos, por sua vez, não falam qual será o chipset dos modelos.

Se estes rumores forem verídicos, devemos ter novas informações sobre o iPhone 12S em breve. Até o momento, o que se sabe é que a prioridade da Apple é o lançamento dos novos iPads previstos para algum momento entre maio e junho, durante a WWDC, conferência de desenvolvedores da empresa.

Via 9to5Mac

Imagem: Daniel Romero (Unsplash)