Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Além do iPhone 12 e do 12 Mini, a Apple apresentou hoje seus novos smartphones Pro, o iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max, que conta com uma câmera com scanner LiDAR.

A14 Bionic e 5G com Smart Data Mode

Assim como os outros novos iPhones, os modelos Pro contam com o novo processador A14 Bionic, que segundo a Apple, conta com um desempenho muito superior a qualquer outro processador mobile do mercado.

publicidade

Os novos iPhones são os primeiros smartphones da Apple a contarem com conectividade 5G. Eles contam com acesso a redes sub-6 GHz, com maior alcance, e mmWave, que são bem mais rápidas. Além disso, a Apple também tem uma solução de software para poupar bateria usando 5G, o Smart Data Mode, que dependendo da função alterna o uso entre 5G e 4G.

Câmeras de respeito

Os modelos Pro contam com as mesmas câmeras de 12 megapixels do iPhone 12, uma wide com abertura F/1.6 e uma ultra-wide com abertura F/2.4 e ângulo de visão de 120°, mas vão além.

iPhone 12 ProPara começar, a estabilização óptica do 12 Pro Max tem uma tecnologia especial, Sensor-Shift. A outra diferença é que, além destas duas câmeras duas, eles contam com uma terceira câmera (também de 12 megapixels) e o scanner LiDAR.

No caso do iPhone 12 Pro, ela é uma telefoto com abertura F/2.0 com com campo de profundidade de 52mm e zoom óptico de 2x. O iPhone 12 Pro também tem uma telefoto, mas com abertura F/2.2, campo de profundidade de 65mm e zoom óptico de 2,5x.

publicidade

A gravação de vídeos em 4K HDR com até 30fps usando Dolby Vision é algo inédito no mercado. Os vídeos com a tecnologia também podem editados no iPhone.

Scanner LiDAR

O scanner LiDAR do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max pode digitalizar ambientes em poucos segundos, e assim, é perfeito para aplicativos que usam realidade aumentada. Com o LiDAR, também é possível tirar fotos no Modo Retrato mesmo usando o Modo Noite.

Telas Super Retina XDR com Ceramic Shield

iPhone 12 ProO iPhone 12 Pro tem uma tela de 6,1 polegadas, um bom aumento em relação ao iPhone 11 Pro, que tinha tela de 5,8 polegadas. O iPhone 12 Pro Max também tem uma tela maior, 6,7 polegadas contra as 6,5 polegadas do 11 Pro Max.

Como vimos no outro post, as telas dos novos iPhones contam com o vidro Ceramic Shield, desenvolvido em parceria com a Corning, criadora do Gorilla Glass. A tecnologia usa cristais de cerâmica em nanoescala que aumentam a resistência do vidro sem comprometer seu nível de transparência.

Além disso, a tela também conta com o processo de troca iônica dupla, que ajuda a prevenir arranhões.

Adaptador de energia e fones de ouvido de fora

O novo iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max não terão fones de ouvido e adaptador de energia na caixa, que com isso acabou sendo bem reduzida. O cabo Lightning para USB-C vem sozinho ao lado dos novos dispositivos. O mesmo vai acontecer com os iPhones antigos que ainda estão sendo vendidos.

A Apple alegou que muitas pessoas já contam com os fones e adaptadores Lightning, e que isso vai ajudar a preservar o meio-ambiente, mas para usuários novos, são detalhes que vão acabar fazendo falta. Esse exemplo pode ser seguido no futuro por alguns concorrentes, mas outros também podem usar a falta do adaptador de energia como estratégia de marketing.

Nas redes sociais, vimos muitas pessoas incomodadas com a decisão da Apple, por mais que ela já fosse esperada. Na prática, muitos já usavam carregadores de iPad ou de iPhones mais antigos, mas quem tem o hábito de vender uma geração para comprar a outra vai ter que fazer isso sem os acessórios.

MagSafe: carregamento sem fio e acessórios

O MagSafe está de volta na nova linha iPhone 12, como a tecnologia de carregamento sem fio com ímãs. O alinhamento do carregador com o dispositivo é feito com os ímãs, e isso garante um carregamento sem fio mais rápido e eficiente. Além disso, o MagSafe também estará presente em acessórios como capas e carteiras.

Preços e cores

O iPhone 12 Pro vai custar a partir de US$ 999, e o iPhone 12 Pro Max, a partir de US$ 1099. Eles têm versões em azul, grafite, prateado e dourado.

Cores dos modelos Pro  A Apple ainda não informou os preços e data de lançamento no Brasil.

Além dos smartphones, a Apple apresentou no novo HomePod Mini, com formato de bola, mas falaremos dele em outro texto.

Saiba mais sobre o iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max no site da Apple.