Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Com a popularização de serviços como o Xbox xCloud, Geforce Now e Apple Arcade, ficará cada vez mais comum o uso de um controle para games no celular. Felizmente, tanto o Android quanto o iOS disponibilizam vários modos de compatibilidade com estes dispositivos. No mercado, existem desde adaptadores para controles normais, quanto soluções completas, como o F8 Pro Snowgon da GameSir, que tem até resfriamento de celular.

O método mais comum para configurar um controle gamer ao seu celular é por meio de dispositivos Bluetooth. Controles da linha PlayStation, Xbox e até modelos Pro do Nintendo Switch podem ser pareados ao smartphone de maneira similar às conexões de fones de ouvido sem fio, e nós temos um tutorial ensinando como conectar o seu controle ao celular. Se preferir, é só ler o próximo parágrafo.

publicidade

Basta ligar ativar o botão que torna o acessório disponível em uma rede e realizar a conexão nas configurações Bluetooth do celular. No caso de aparelhos Android mais antigos, no entanto, a velocidade de banda da conexão pode interferir na jogatina, causando um pequeno atraso no tempo entre apertar o botão e a resposta no game. Esse detalhe pode ser solucionado configurando um perfil AVRCP nas configurações do modo desenvolvedor do aparelho.

Controles para FPS
Controle gamer é opção para jogos no celular. Imagem: GaseUs 7

Simuladores de gatilho são opção para jogos como Call of Duty e Fortnite. Imagem: Gaze Us 7

Além de um controle gamer Bluetooth, é possível utilizar outros dispositivos para jogar no celular. No caso de jogos de tiro FPS como Call of Duty e Fortnite, por exemplo, existem variações exclusivas dos smartphones que simulam o gatilho de uma arma no aparelho. Estes dispositivos brincam com uma leve simulação do tiroteio e, em alguns casos, chegam a fornecer até uma lente para expansão da mira. Além disso, há opções mais simples que acrescentam apenas alguns botões ao celular, como o caso d

os botões superiores ou de um direcional para aumentar o comando dos jogadores na tela.

Controle gamer é opção para jogos no celular. Imagem: GaseUs 7

Gatilhos podem adicionar estabilidade em jogos FPS. Imagem: Gaze Us 7

Transforme o smartphone em um Nintendo Switch

Já os fãs de retrogaming podem se beneficiar com um controle gamer que simula a disposição de botões do Nintendo Switch no celular. Além de ser o único modelo compatível com emuladores mais recentes da Nintendo, este dispositivo pode ser utilizado em jogos da Steam e até mesmo em jogos de luta. Um bom exemplo é o Razer Kishi, que mostramos aqui, e é a imagem de destaque desse post.

publicidade

Controle gamer é opção para jogos no celular. Imagem: Ípega

Controle da Ípega simular os comandos de um Nintendo Switch no celular. Imagem: Ípega

Conecte um controle USB

Outra opção é a de utilizar controles USB por meio de adaptadores tipo-C e mini no celular. Apesar de mais barato, não são todos os jogos que reconhecerão a conexão, então seu uso mais indicado é em emuladores.