O recurso vinha sendo testado desde o fim do ano passado e, na última quarta-feira (30/06), foi oficializado: o Twitter agora permite que o usuário utilize chaves físicas como único método de autenticação no perfil da conta. Esta é, de longe, a forma mais segura de você se proteger contra invasões e hackeamentos de dados na rede social.
Os benefícios da autenticação com chaves físicas no Twitter são bem claros. Apps de verificação em dois fatores como o Authy e o Google Authenticator são seguros, mas ainda podem ser comprometidos de forma remota. Já no caso das chaves física de segurança — as mais famosas são as FIDO2, que possuem um dongle USB semelhante ao de um pen drive —, a pessoa teria que ter acesso físico ao usuário para invadir a conta.
Objetivo é facilitar a vida dos usuários
“Sabemos que isso é importante para as pessoas porque nem todos podem ter um backup para o método de autenticação em dois fatores ou desejam compartilhar seu número de telefone conosco”, explica o Twitter, em comunicado oficial sobre o uso de chaves físicas como forma de autenticação. “Assim como você precisa de uma chave física para destrancar a porta de casa, você precisa de uma chave de segurança para desbloquear o acesso à sua conta.”
Secure your account (and that alt) with multiple security keys. Now you can enroll and log in with more than one physical key on both mobile and web.
And coming soon: the option to add and use security keys as your only authentication method, without any other methods turned on.
— Twitter Support (@TwitterSupport) March 15, 2021
Nos últimos anos, o Twitter vem adicionando uma série de recursos para aumentar a proteção ao login do usuário. Em 2017, a plataforma incorporou o suporte para apps de autenticação. Dois anos depois, permitiu que o usuário realizasse a verificação em dois fatores sem fornecer o número de telefone. Isso aconteceu pouco após o CEO do Twitter, Jack Dorsey, ter sua própria conta hackeada na plataforma devido a uma troca de cartão SIM. Entre outros tuítes bizarros, o grupo invasor inseriu na linha do tempo várias frases de cunho racista e antissemita.
Com o uso de chaves físicas como forma de autenticação, aumentam as opções para os usuários do Twitter.
Via 9to5Mac
Imagem: IMG Stock/Shutterstock