Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Facebook anunciou em seu blog oficial que vai aumentar o suporte para autenticação em dois fatores (2FA), agora contemplando geradores físicos de chaves para smartphones. A medida foi afirmada pela empresa hoje, 18/03.

A autenticação em dois fatores (ou “two-factor authentication”, de onde vem a sigla “2FA”) adiciona uma camada extra de segurança para acesso às suas contas na internet. Por esse método, além de inserir seu usuário/e-mail e senha, também será necessário confirmar a sua identidade por meio da inserção de um código aleatório enviado pela plataforma a você. Nesse caso, o celular, ao qual provavelmente só você tem acesso é o segundo fator.

publicidade
Facebook vai aumentar suporte para autenticação em 2 fatores em celulares

Com atualização, Facebook agora passa a aceitar chaves físicas de autenticação em dois fatores também nos smartphones (Imagem: Facebook/Divulgação)

Mas só isso não é o nível mais alto de proteção. Especialistas argumentam que os geradores físicos de chaves aleatórias. Esses dispositivos físicos que se conectam ao seu computador ou smartphone pela entrada USB. São o melhor jeito de usar a autenticação em dois fatores devido à sua segurança máxima, por serem objetos físicos, únicos e estarem sempre offline. Aplicativos de autenticação como o Google Authenticator ou o Microsoft Auth também oferecem, digitalmente, o mesmo recurso, e algumas plataformas enviam códigos via SMS – estes dois últimos, porém, podem ser interceptados por pessoas com algum conhecimento técnico.

O Facebook já vem trabalhando com chaves físicas de autenticação desde 2017. Entretanto, a rede social criada por Mark Zuckerberg o vinha fazendo exclusivamente com usuários do PC. Outras plataformas dependiam de apps de autenticação ou mensagens de texto.

Não mais. Segundo o blog oficial da empresa, agora as chaves especialmente desenhadas para conectores dos smartphones também serão contempladas: “Nós veementemente recomendamos que todos considerem usar chaves de segurança físicas a fim de aumentar a segurança de suas contas, independente de qual dispositivo seja usado [para acessá-las]”, diz trecho do post.

O Facebook não é o único a aumentar o suporte à autenticação em dois fatores: recentemente, o Twitter confirmou que, em um futuro próximo, usuários com a 2FA habilitada poderão usar chaves físicas como seu único meio de entrada, caso desejem. Todas as plataformas que dão suporte a este modelo permitem que você o ative nas configurações de sua conta.

publicidade