A identidade visual do Clubhouse é bastante diferente da vista em outras redes sociais e uma das mudanças mais significativas é no ícone do aplicativo, que desde o lançamento possui uma pessoa de perfil em preto e branco. O rosto exibido muda de tempos em tempos e na mais recente atualização uma brasileira se tornou a nova cara do serviço.
Dandara Pagu, de Recife, é criadora de conteúdo e usa a plataforma para criar salas de áudio com discussões sobre feminismo e a questão racial no Brasil. Em menos de dois meses de uso, a influenciadora já conseguiu mais de 16 mil seguidores na rede social.
Novo ícone do aplicativo Clubhouse
Também na plataforma, Dandara organizou o evento SOS Acre, que arrecadou mais de R$ 100 mil em doações paras famílias necessitadas do estado. “Hoje, ela frequentemente se vê atravessando o abismo da ideologia política e social para promover o diálogo com outros, até mesmo com aqueles que negam seus direitos básicos como mulher negra”, diz o anúncio.
Além de ativista, ela ainda é produtora, líder dentro do movimento body positive e batalhadora dos direitos humanos. “O racismo é uma doença que infelizmente afeta a todos. Algumas pessoas vão sofrer mais, outras vão sofrer menos”, comenta Dandara, novo ícone do aplicativo Clubhouse.
“Acho que o negro não tem obrigação de explicar… mas me sinto tranquila falando de coisas que, graças a Deus e aos Orixás, já resolvi na terapia. Eu resolvi dentro de mim e posso falar sobre isso hoje. Já sofri violência sexual, já sofri muita coisa. Atuo partindo do princípio de que, se alguém está me ouvindo ou quer me ouvir, quer mudar”, completa ainda ela.
Não foi anunciado um prazo para que haja uma nova mudança no ícone do aplicativo do Clubhouse, mas seguindo o que foi feito das últimas vezes, Dandara deve permanecer em exibição durante alguns meses.
Recentemente, o app anunciou um programa de suporte para criadores de conteúdo brasileiros. Moderadores, apresentadores e criadores receberão apoio direto do Clubhouse, além de divulgação de seus programas, apoio financeiro através de parcerias com marcas e até uma verba mensal para produzir e desenvolver seus conteúdos. Os vencedores do programa de suporte para criadores global, revelados em maio, receberam US$ 5 mil por três meses, além de equipamentos e apoio criativo.