Ontem (17/06), o Spotify anunciou a compra da empresa especializada na descoberta de podcasts, a Podz. A startup usa uma inteligência artificial que permite que o usuário tenha acesso a trechos de melhores momentos de podcasts procurados, como uma espécie de trailer. O anúncio do Spotify foi feito através de um comunicado em sua newsroom, onde a empresa afirma que os ouvintes começarão a ver a implementação de ferramentas integradas à tecnologia do Podz ainda este ano.
Destacando a tecnologia do Podz, o Spotify revelou que a mesma facilitará a busca de conteúdos: “Essa capacidade, combinada com os 2,6 milhões de podcasts do Spotify na plataforma, aprendizados com nosso trabalho em descoberta de música e investimentos atuais em recomendação de podcast, levará a descoberta de podcast para o próximo nível – tornando mais fácil para os ouvintes encontrar o conteúdo que desejam ouvir para, e para que os criadores sejam descobertos e construam uma base de fãs.”
Mostrando entusiasmo com a nova compra, o Spotify ainda destaca que implementação trará um maior incentivo dos criadores de podcasts dentro da plataforma. “Acreditamos que a tecnologia da Podz complementará e acelerará os esforços focados do Spotify para conduzir a descoberta, entregar aos ouvintes o conteúdo certo na hora certa e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo”, afirmou o Spotify.
Disputa com a Apple
Essa nova aquisição é um grande fortalecimento do Spotify no mercado de podcasts, já que a concorrente Apple está atualizando sua plataforma, lançando recentemente assinatura de programas e canais. Nesse nova atualização, a Apple terá uma taxa de comissão de 30% cada assinatura que canal receber. Já em seu serviço de assinatura, o Spotify receberá a taxa de 5% por cada assinante.
Vale lembrar que confirmando os rumores anteriores, recentemente, a plataforma de streaming de músicas mais popular lançou também o Greenroom, plataforma de áudio similar ao Clubhouse.
Via TechCrunch
Imagem: Ivan Samkov/Pexels/CC