Google libera a integração de contas de crianças com apps de terceiros - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google atualizou os termos de uso das suas contas  para crianças e passará a permitir a vinculação de perfis menores de 18 anos com apps de terceiros, mediante a autorização dos responsáveis.

publicidade

A mudança foi notada pelo jornalista baseado em Berlin, Manuel Vonau – o mesmo que há alguns meses ficou conhecido  por testar um Android por um mês utilizando apenas as configurações infantis do aparelho – que recebeu a novidade no seu e-mail atrelado ao Family Link, o sistema de monitoramento de contas para crianças do Google.

De acordo com o Google, agora é possível utilizar  contas de crianças para efetuar o login em apps terceiros como o TikTok, por exemplo, desde que os pais atendam à solicitação. Por padrão, ao tentar efetuar um login com uma conta infantil, o responsável por esta conta será notificado com as informações do aplicativo podendo autorizar ou revogar o acesso da criança.  Também é possível modificar estas autorizações mesmo depois que o login foi efetuado, basta acessar o seu perfil no Family Link e ir em “Controles para aplicativos de terceiros”.

Este é um recurso que muitos pais aguardavam, uma vez que as limitações impostas para contas infantis em apps de terceiros não limitavam apenas redes sociais, mas quaisquer aplicativos que não fossem do Google, incluindo plataformas de ensino, jogos e plataformas de streaming, entre outros.

Cuidados com os pequenos

A proteção dos pequeninos tem sido uma preocupação cada vez mais evidente entre as big techs. Além do Google, o TikTok recentemente reformulou os termos de uso de sua plataforma para crianças e adolescentes, estipulando medidas de proteção a imagem destes usuários.

Em contrapartida, o Facebook sofre com sanções do Senado Americano que não quer permitir que a rede social libere uma versão Kids do Instagram.

Via Android Police  

Imagem: zhenzhong liu/Unsplash