Enquanto os algoritmos avançam, bem frequentemente pessoas negras trazem para as rodas de discussões como as IAs podem apresentar comportamentos racistas. Um caso emblemático, do último ano, envolveu o Twitter: viralizou uma corrente que, através de diversos exemplos, sempre priorizou o recorte de pessoas brancas em detrimento as demais. Por reconhecer o enviesamento de inteligências artificiais, o Android contará com um software de foto otimizado para pessoas negras.
Uma saída do Twitter foi aumentar o espaço de visualização das imagens na linha do tempo, mas o Google reconhece que pode prover melhorias antes de passar por uma exposição pública. A companhia está em contato com ao menos 15 nomes da indústria para melhorar seu processamento computacional de imagem. Isto deverá melhorar o balanço de branco, exposição, temperatura de cor e outros aspectos para incluir resultados realistas de pessoas negras em fotos no Android.
Confira o vídeo do projeto que muda o algoritmo de câmera no Android
Como o Google descreve a novidade como uma melhoria para câmera, é esperado que o algoritmo mais inclusivo seja liberado para o software Google Camera primeiro, oficialmente exclusivo dos celulares Pixel, mas que pode ser instalado em outros dispositivos Android. Com tantas novidades liberadas para o Fotos, não seria surpreendente se, no futuro, a empresa de Mountain View incluísse a novidade de inteligência artificial para fotografias já capturadas. Mas nenhuma promessa foi feita, ainda, nesse sentido.
Sobre quando as melhorias para fotos de pessoas negras estarão disponíveis, o Google não revelou quando isso acontecerá. Ou se fará um grande anúncio para revelar o update. A empresa pode adotar uma liberação discreta para que o recurso seja recebido de forma mais natural — como deveria ter sido desde sempre. A revelação desse trabalho ao lado de nomes da fotografia se deu durante o Google I/O, que começou hoje e vai até o dia 20/05.