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A Xbox Game Studios, da Microsoft, fará uma parceria com a TiMi Studios, da Tencent Games, mesma desenvolvedora de sucessos como Call of Duty: Mobile e e PUBG Mobile para a criação de conteúdos relacionados a games.

O anúncio foi feito pela TiMi em uma plataforma chinesa, nesta quinta-feira (13/05), mas não dá muitos detalhes. Assim, não está claro se isso pode significar a criação de jogos de franquias da Microsoft nos smartphones ou se veremos apenas conteúdos adicionais com a marca dos personagens em outros títulos da desenvolvedora. A segunda opção faz mais sentido, tendo em vista que, recentemente, a Microsoft fechou uma parceria com a Epic Games para que o herói da franquia Halo, Masterchief, fosse uma skin de Fortnite.

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Por outro lado, a TiMi Studios tem se provado uma empresa especializada em adaptar franquias conhecidas ao universo mobile. Call of Duty: Mobile ultrapassou 500 milhões de downloads e atingiu a marca de U$ 10 bilhões de receita em 2020. Além da franquia de guerra, a empresa também trabalha em conjunto com a Pokémon Company, da Nintendo, para a criação do aguardado Pokémon Unite, uma espécie de League of Legends com os conhecidos monstrinhos.

Expansão da base de usuários

A Microsoft já emitiu algumas declarações de que enxerga no universo mobile uma oportunidade para a expansão dos seus serviços. De acordo com Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft e presidente da Xbox, o número de smartphones no mundo é consideravelmente superior ao de consoles, de modo que a expansão de serviços como a Game Pass para aparelhos Android e iPhone podem ser muito vantajosas para a companhia americana.

Assim, o anúncio de parceria também pode envolver um movimento contrário, com a Microsoft se beneficiando das propriedades intelectuais da TiMi Studios, acrescentando-as em sua plataforma de Streaming de jogos xCloud, uma vez que, além do enorme sucesso com as parcerias feitas com outras produtoras, a empresa possui títulos exclusivos que são verdadeiros fenômenos na China, como Honor of Kings, que somente na Ásia conta com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente.

Via The Verge

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