Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Capa de celular é como uma roupa nova: precisa combinar com quem veste (no caso, o aparelho) e, claro, com seu gosto. Dependendo do modelo em questão, ela pode até custar bem caro, como a versão especial criada para o Xiaomi Mi 11, com 10 mil pedrinhas de cristais, e que custa 37 euros (cerca de R$ 245, na conversão direta)

Mas, afinal, ela é mesmo necessária ou só um luxo dispensável? Para responder a essa questão, o Vida Celular fez uma longa pesquisa, e ainda consultou um especialista da área de smartphones no País: Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil. O executivo levantou alguns pontos interessantes sobre os aparelhos da marca que representa – a Nokia -, e tentou deixar o caminho de quem ainda tem dúvidas se seu celular precisa de uma capa (ou não) ao menos um pouquinho mais claro.

publicidade

“Todos os celulares Nokia disponíveis no Brasil acompanham uma capa de silicone transparente, que auxilia a evitar riscos desnecessários da rotina e facilita no manuseio do aparelho, melhorando a pegada. Mesmo assim, seguimos um rigoroso padrão de fabricação e submetemos nossos equipamentos a mais de 50 testes para garantir a durabilidade do aparelho”, pontuou, deixando no ar a dúvida sobre a necessidade ou não do uso do acessório.

A tal pegada, aliás, é realmente um dos pontos principais para quem considera essencial uma capa para celular, e precisa desse auxílio para evitar quedas e, claro, quebras inesperadas e indesejadas. Muitos aparelhos, independentemente da marca, tem a parte traseira bastante escorregadia, o que acaba causando alguma dificuldade de manuseio e eventuais quedas. Por conta desse fator, o placar, ao menos por enquanto, está 1 a 0 para o Sim, seu celular precisa de capa.

Proteção e aparência

O hipotético placar do jogo entre pontos favoráveis e desfavoráveis na discussão se o seu celular precisa ou não de uma capa é ampliado para 2 a 0 em uma só palavra: proteção. Mesmo sendo você uma pessoa extremamente zelosa e precavida, não há como garantir 100% que seu celular jamais cairá no chão. E, hoje em dia, apesar de mais caros, os smartphones ainda são produtos frágeis. Uma capa diminuirá, ao menos um pouquinho, o impacto que um tombo pode causar na estrutura e, principalmente, na tela do seu telefone.

O terceiro gol de quem defende que seu celular precisa de uma capa tem como resposta a aparência. Como já citamos, atualmente existem capas de todos os tipos e modelos, e isso, sem dúvida, pode tornar até mesmo um celular basicão em um modelo mais “chegado”, com cores diferentes ou estampas exclusivas. Times de futebol entraram na onda e anunciam produtos licenciados com o símbolo do clube para os torcedores mais apaixonados carregarem as cores do time de coração no bolso, por exemplo.

publicidade
Gols contra

A analogia com o futebol segue por aqui, e agora citaremos os gols contra, ou seja, pontos que podem pesar desfavoravelmente na hora em que te perguntam se seu celular precisa mesmo de uma capa de proteção. Ao contrário do material utilizado na fabricação dos celulares, que dificilmente acumula sujeira, as capinhas ficam imundas com facilidade. Além disso, elas dificultam a limpeza da parte interna do smartphone, o que pode causar problemas se você tiver um pouquinho de preguiça de ficar tirando e colocando o acessório muitas vezes para passar um paninho ou tirar uma sujeirinha. 3 a 1 no placar.

O desconforto é outro ponto desfavorável para quem ainda pensa se seu celular precisa realmente de uma capa. Todas elas deixarão o smartphone mais volumoso e, consequentemente, menos confortável para o usuário que o leva no bolso. Quem busca por celulares mais finos, justamente para não carregar peso, certamente vai concordar que o placar, agora, está 3 a 2.

Fechando o duelo, vamos empatar o jogo por aqui e deixar a decisão final para você, leitor. O terceiro ponto negativo é o aquecimento do celular. Muitas capas, por se preocuparem com a proteção extra, acabam não deixando espaço para o smartphone respirar. Isso acaba causando um aquecimento evitável e, às vezes, até perigoso para o usuário. Por conta disso, é melhor pensar bem e levar todos os pontos citados acima em consideração na hora de decidir se, afinal de contas, seu celular realmente precisa de uma capa.

Empresas apostam em capa

Como acabamos de dizer, a escolha se seu celular precisa ou não de uma capa de proteção é sua, mas marcas como a Apple e a Samsung parecem dispostas a desempatar o jogo a favor do time do Sim. O Galaxy S21, por exemplo, teve imagens das capas de proteção vazadas por um perfil no Twitter antes mesmo do lançamento do aparelho, mostrando uma variedade enorme de cores e modelos.

A Apple, recentemente, também viu um leaker divulgar como serão as novas capas Magsafe para o iPhone 12, em sua Coleção de Primavera nos Estados Unidos, com cores diferentes, como laranja, verde, azul e roxo. O mercado parece pender para uma variedade cada vez maior de capas para proteger e embelezar os celulares. E você: de que lado está nesse jogo?

Imagem: Mylene2401/Pixabay/CC