Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A HMD Global, fabricante dos celulares Nokia, começou a disponibilizar o Android 11 para os modelos Nokia 8.1 e Nokia 2.3. No caso do Nokia 8.1, aliás, uma versão beta da nova versão do sistema operacional já havia vazado, mas ainda era aguardada uma versão estável e oficial dela. Decisão vem na sequência da atualização do Nokia 3.2 no mês passado.

Embora tenha chegado, o Android 11 veio um tanto atrasado em relação aos concorrentes, o que pode ser explicado pela inclusão da Nokia no programa Android One, cuja promessa de atualizações constantes não foi suficientemente cumprida pelo Google. Mas a Nokia percebeu isso e parece estar planejando criar uma nova interface Android com o objetivo explícito de se livrar do Android One, até para não manchar sua reputação.

publicidade

Para um certo alívio da Nokia e para tristeza dos usuários que esperam o Android 11, contudo, a empresa não está sozinha em seu atraso. A LG, embora tenha atualizado o LG G7 One, dispositivo também parte do Android One, se encontra na mesma situação, contrária a de empresas como Samsung, Xiaomi e OnePlus. Mas voltemos às atualizações dos celulares Nokia.

Disponibilização em duas fases

O plano da HMD Global para o Android 11 nos Nokia 8.1 e Nokia 2.3 envolve duas etapas. A primeira delas busca alcançar 10% de todos os usuários e a segunda completaria com o restante. Nesse sentido, a Nokia até aproveitou para divulgar em dois tweets a novidade. Um para o Nokia 2.3:

E outro para o Nokia 8.1:

Assim, a partir de hoje (07), usuários de nove países do mercado asiático podem baixar o novo Android em seus Nokia 8.1. Em relação ao Nokia 2.3, a primeira fase da atualização envolve 16 países diferentes, tanto da Ásia quanto do norte da Europa.

De acordo com o planejamento realizado pela empresa, o Android 11 estará disponível para todos os Nokia 8.1 e 2.3 na semana que vem, conforme a segunda etapa da atualização. Tudo indica que os usuários brasileiros serão agraciados com a atualização nessa segunda etapa, mas restrita ao Nokia 2.3, já que o 8.1 não chegou a ser lançado no país.

Via XDA Developers

Imagem: Jan Vašek (Pixabay)