Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Nokia tem uma trajetória complicada com sistemas operacionais. Após ter sido uma das poucas (talvez única) guerreiras do Windows Phone, a companhia vem adotando do Android One em seus modelos. Mas isso pode mudar em breve. Informações sugerem que a empresa é mais uma a estar planejando pular do barco da versão “limpa” do sistema operacional do Google.

De acordo com o XDA Developers, a fabricante está contratando um designer UX para criar sua própria interface do Android, assim como a Samsung e a Xiaomi, por exemplo, possuem. A Nokia estaria insatisfeita com o pouco número de atualizações fornecidas pelo Google para o Android One.

publicidade

Lançado em 2014 e inicialmente voltado para aparelhos de baixo custo, o Android One prometia atualizações constantes. Em 2017, a empresa modificou a proposta do programa, que passou a oferecer uma arquitetura eficiente que seus parceiros desenvolvessem seus próprios smartphones.

Android One atrasado

No entanto, ano passado, os modelos com o programa não receberam o Android 11. Isso fez com que os smartphones da Nokia ficassem para trás em relação as concorrentes. A empresa ainda não terminou de lançar a versão do sistema operacional para seus últimos smartphones.

A companhia era uma das poucas a ainda adotar o Android One. A Motorola foi uma das grandes entusiastas do sistema em alguns mercados, como aqui no Brasil, mas não expandiu os lançamentos para o resto do globo.

A demora para o lançamento compromete a promessa feita quando Android One foi lançado, o programa garante atualização frequentes durante um bom período de tempo. Usuários já haviam alertado para o atraso das novas versões desde o Android 10. Essa falta de cuidado do Google com o sistema pode decretar o fim do Android One.

publicidade

Sem Nokia e Motorola o futuro do Android One é bastante nebuloso. Oficialmente, o Google nega e diz que o programa segue a todo vapor. No entanto, nem a própria desenvolvedora tem previsão de novos modelos com o sistema.

Via XDA Developers

Foto: iXimus/Pixabay