Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O hipotético automóvel elétrico apelidado de Apple Car pode sair mesmo sem o apoio de Nissan, Kia, Hyundai ou qualquer outra grande montadora do setor automotivo (que começaram a até satirizar a situação). A Apple quer construir seu carro com as próprias mãos. A estratégia seria semelhante à adotada para a fabricação de iPhones e iPads.

Publicidade

Para colocar no mercado alguns dos principais produtos de sua linha, a Apple contrata empresas, como a Foxconn, para executar o serviço. E, segundo uma reportagem da Bloomberg, é exatamente esse o caminho que pode ser adotado para o carro da Apple sair das páginas do chamado Projeto Titan, se transformar em realidade e ganhar as ruas.

“É mais provável que a Apple opte por um fabricante terceirizado, porque esse é o modelo de negócio ao qual estão acostumados, disse Eric Noble, presidente da consultoria CarLab. Um gerente da própria Apple, que não foi identificado, confirmou as palavras de Noble, dizendo que, se a Apple procurasse uma fabricante de carros para ajuda-la no projeto, “seria como pedir para a Samsung fabricar o iPhone”.

O desafio para a Apple, agora, é, primeiro, definir qual será a empresa parceira que tirará o Projeto Titan do papel e colocará em produção. Depois, encaixar o faturamento do setor automobilístico, consideravelmente menor do que o atual da empresa da Maçã, para tornar o carro da Apple uma investida viável. “As margens de lucro da indústria automobilística são menores do que o modelo atual da Apple”, escreveram analistas do Goldman Sachs em nota recente aos investidores.

Quem fará o carro da Apple?

De acordo especialistas do setor, se a Apple realmente for buscar uma empresa terceirizada para construir seu carro, a escolha deverá pender pela Foxconn, que já fabrica os flagships da marca, ou pela Magna. A primeira, aliás, já está se aventurando no ramo e, em outubro, lançou um chassi de veículo elétrico e uma plataforma de software para ajudar os fabricantes de automóveis a lançar modelos no mercado com mais rapidez. Um funcionário da Apple, inclusive, teria afirmado que não é incomum os engenheiros da empresa trocarem ideias sobre os projetos da Foxconn.

A Magna também não é uma completa estranha para a Maçã e não pode ser descartada como parceira para a construção do carro da Apple. Assim como a Foxconn, a Magna tem experiência no setor, pois monta modelos de luxo para BMW e Jaguar. De acordo com a Bloomberg, as empresas, inclusive, chegaram a conversar sobre o Projeto Titan há cerca de cinco anos, mas ficou nisso.

Eric Noble, presidente da CarLab, já até arriscou um palpite sobre quem será a escolhida para produzir o carro da Apple: “Magna é a escolha mais lógica”, sintetizou o executivo, que já trabalhou com o fornecedor canadense de automóveis em projetos no passado. Para ele, a Noble é “incrivelmente boa” no que faz.

Via Business Insider

Imagem: Pexels/Pixabay/CC